Como configurar o Parâmetro 1280: controlar alteração de departamento em Solicitações de Compra

Os usuários que realizam solicitações de compra eventualmente desejam que o campo departamento seja travado após algum insumo da solicitação ser autorizado, isso garante que não ocorram alterações no departamento associado à solicitação após a aprovação de algum insumo. 

Para suprir esta necessidade de controle anunciamos então a criação do parâmetro de sistema código 1280: Controlar a edição de departamento nas solicitações de compra. 

 

  • Comportamento do parâmetro ativo: 
    No cadastro de solicitações de compra, o campo "departamento" deve ser travado para que não possa ser alterado após a autorização de pelo menos um dos insumos da solicitação (considerando que a solicitação pode ter autorizações parciais).  

  

Se houver necessidade de alterar o departamento após essa autorização, o usuário (não administrador) deverá possuir a devida permissão em Segurança > Autorizações > Usuários > Perfil > Suprimentos. E caso alterado o departamento, o sistema deve derrubar as autorizações já efetuadas (de qualquer alçada) para reiniciar o processo de autorização da solicitação. 



Pré-requisito 

  • Para editar o parâmetro: 
  • Possuir acesso no sistema Segurança, através das ações de tela 686, 11 e 12 (autorizar em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário); 

  • Para autorizar um usuário comum a editar o departamento de uma solicitação com autorização em algum insumo 
  • Possuir acesso no sistema Segurança, através das ações 636, 637 e 638 (autorizar em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário); 

  • Para consultar e editar solicitações de compra: 
  • Possuir acesso no sistema Compras, através das ações 736, 741e 743 (autorizar em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário). 

 
 

Passo a passo 
 
1. Configuração para ativar o controle de edição do campo departamento em Solicitações de compra: 

  • Acesse Segurança > Administração > Parâmetros; 
  • Consulte e edite o parâmetro código 1280; 
  • Altere para “Controlar: Sim” e salve para confirmar: 

 
 

 

 

Atenção! A partir dessa ação, a regra passará a valer para todas as solicitações que não estejam totalmente atendidas. Todos os usuários comuns passarão a ficar desautorizados a editar o departamento de solicitações que possuam alguma alçada autorizada/ou algum insumo totalmente autorizado. Usuários administradores não são afetados. 

 

2. Como autorizar um usuário comum a editar o campo departamento em Solicitações de compra: 

Caso haja interesse de liberar algum usuário comum a conseguir editar o campo. Por padrão todos os usuários estão desabilitados nessa permissão. 


  • Acessar Segurança / Autorizações / Usuários / Suprimentos ou Segurança / Autorizações / Perfis / Suprimentos (se sua base estiver configurada para o uso de perfis); 
  • Consultar e editar o usuário para o qual deseja realizar a liberação; 
  • Em “Solicitações de Compra” marcar a autorização “6. Permitir alteração de departamento em solicitações com alguma autorização; 

 
 


  • Salvar para confirmar. 

Atenção! O usuário que for liberado nesta permissão, ao editar o departamento de uma solicitação de compra não totalmente atendida e que possua algum nível de autorização (em algum insumo, todos, ou alguma alçada), irá derrubar as autorizações existentes. Ou seja, a troca do departamento fará com que a solicitação retorne ao processo completo de autorização. 

 

3. Comportamento na tela do cadastro da Solicitação de Compra: 

Em caso de o parâmetro 1280 estiver configurado para Controlar: Sim.  

  • Para usuário sem permissão: O campo "departamento" fica visivelmente desativado (cinza) nas edições subsequentes após autorização. É mostrado um aviso na tela, ao posicionar o mouse sobre o “i”, informando que o campo Departamento está bloqueado devido à autorização da solicitação e da falta de permissão do usuário.
     

 


4. Para usuário com permissão: O campo "departamento" permanece liberado para edição. Mesmo para usuários administradores. 

  

Quando houver a edição do departamento por um usuário que possua permissão, as autorizações já existentes na solicitação (para os insumos que ainda não possuírem pedido de compra) deverão ser derrubadas e voltar do zero ao processo de autorização.  


Mesmo que sejam necessárias mais de uma alçada para completar a autorização, e apenas uma das alçadas já tenha autorizado, esta será retirada para a solicitação ser inteiramente conferida com o novo departamento que foi inserido. 


Então é exibida a mensagem de validação em tela informando a desautorização dos insumos: 

  
 

 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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