Este artigo fornece orientações sobre como emitir boletos com os valores originais das parcelas, ou seja, sem a correção monetária pelo indexador.
Passo a passo
1- Para alterar o indexador de um título com correção monetária, acesse a rotina Financeiro / Contas a Receber / Títulos, localize o título que necessita alteração e clique no ícone do lápis para editar o registro.
1.1 - Após clicar no ícone do lápis para editar o Registro, na aba 'Consulta de Parcelas', selecione as parcelas que você deseja alterar o indexador.
1-2 No campo "Alterações Gerais", altere o indexador para "0 Real" para que o valor da parcela, ao gerar o arquivo de remessa, permaneça no valor original e não seja afetado pela variação monetária.
1-3 Observa-se que, após o registro do indexador, a parcela 1/10 já aparece com o Indexador 0 Real.
2 - Após a alteração do indexador da parcela, para emitir o boleto, acesse a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Geração de Arquivo Remessa e preencha os parâmetros de consulta.
2-1 - Após preencher os parâmetros de consulta, as parcelas com os valores originais serão exibidas no campo 'Resultado da Consulta'. Selecione a parcela desejada para gerar o boleto e clique no botão 'Gerar Arquivo Remessa'.
Nota! Nota-se que os valores apresentados no boleto são equivalentes aos valores originais das parcelas, ou seja, não contêm a atualização monetária.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!