O novo Relatório de Reparcelamento foi desenvolvido com o objetivo de apresentar maior visibilidade das informações das renegociações realizadas no Sienge. Com isso, foi possível migrar todos os dados para nova tecnologia, facilitando as consultas e reunindo as informações importantes. Sendo assim, não será necessária a geração obrigatória de um pdf para a visualização das informações.
Pré-requisito
Ser cliente Sienge com usuário logado. É necessário que o usuário possua autorização em Segurança / Autorizações / Usuário / Ações do Usuário, na ação 2458 - FIN-CRC - Reparcelamentos - Relatório
Passo a passo
a) Como acessar:
Menu – Financeiro / Contas a Receber / Reparcelamento / Relatório.
b) Recursos Disponíveis:
Exportação dos dados em csv e excel. Fácil visualização das informações do reparcelamento. Exibição de parcelas originais e parcelas geradas a partir do reparcelamento. Colunas personalizáveis conforme as necessidades do usuário. Possibilidade de comparar valores originais, correção monetária, juros contratuais, encargos de mora e outras informações.
Abaixo, estão descritos brevemente os recursos disponíveis nessa funcionalidade.
- Relatório de Reparcelamento
Logo abaixo, é possível visualizar a tela do novo Relatório de Reparcelamento:
Atenção! O novo relatório só apresentará reparcelamentos gerados a partir da versão 8.3.0-8 e a partir do dia 17/07/2024. Os reparcelamentos pendentes em simulação não serão apresentados.
A tela possui filtros como título, empresa, centro de custo, unidade, cliente, portador, data reparcelamento, emissão inicial, emissão final, vencimento inicial e vencimento final.
Atenção! É necessário que o usuário preencha o número do título ou a empresa, centro de custo e cliente. Não será possível efetuar uma consulta sem informar filtros previamente.
O botão “Limpar” permitirá que os filtros selecionados sejam limpos para um novo preenchimento de consulta. O botão “Consultar” permite realizar a consulta conforme filtros previamente selecionados.
- Resultados da Consulta
1) Colunas: Permite aos usuários definirem as colunas e as informações desejadas para exibição na data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados.
Dica! É possível ocultar colunas e fixar outras, conforme a necessidade de visualização das informações.
2) Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos.
3) Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.
4) Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.
5) Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada.
6) Exportar: Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.
A consulta apresenta dois resultados. Inicialmente, há uma visão sintética das parcelas e dos valores do reparcelamento gerado. Nessa opção, as informações de cada linha correspondem a um título.
Sendo assim, é possível observar que os resultados serão apresentados iniciando por título, data reparcelamento, cliente, parcelas originais, valor original, parcelas geradas, valor gerado e ações. Entretanto, o usuário pode alterar a ordem das colunas conforme preferências.
Na sequência, estão detalhadas todas as colunas e suas informações.
- Título: Exibe o número do título;
- Data reparcelamento: Exibe a data do reparcelamento;
- Cliente: Apresenta o nome do cliente principal do título;
- Parcelas originais: Apresenta o número sequencial das parcelas originais reparceladas;
- Valor original: Apresenta valor total das parcelas originais reparceladas;
- Parcelas geradas: Apresenta o número sequencial das parcelas geradas após reparcelamento;
- Valor gerado: Apresenta valor total das parcelas geradas após reparcelamento;
Caso o usuário deseje uma visão com maior detalhamento, é possível obter através da opção “Ações”. Nessa forma de exibição, são apresentadas as informações completas de parcela por parcela com os valores originais, as novas parcelas geradas e as composições de cada valor.
No cabeçalho da tela expandida, são exibidos os dados como título, data reparcelamento e cliente.
As colunas são independentes e podem ser deslocadas conforma a preferência do usuário., sendo possível deslocar a tela à direita para visualizar mais informações. Na sequência, estão detalhadas todas as colunas e suas informações.
- Das parcelas originais
Parcela: Apresenta o número sequencial das parcelas originais reparceladas
Tipo de condição: Apresente Código do tipo de condição de pagamento da parcela
Data vencimento: Apresenta a data de vencimento da parcela
Valor original: Apresenta o valor original da parcela
Indexador: Apresenta o indexador da parcela
Correção monetária: Caso haja, apresenta o valor da correção monetária da parcela
Tipo de juros contratuais: Caso haja, apresenta tipo de juros contratuais da parcela
Juros contratuais: Caso haja, apresenta valor dos juros contratuais da parcela
Encargos de mora: Caso haja, apresenta valor dos encargos de mora da parcela
- Das parcelas geradas
Parcela: Apresenta o número sequencial das parcelas originais reparceladas
Tipo de condição: Apresente Código do tipo de condição de pagamento da parcela
Data vencimento: Apresenta a data de vencimento da parcela
Indexador: Apresenta o indexador da parcela
Tipo de juros contratuais: Caso haja, apresenta tipo de juros contratuais da parcela
Juros %: Caso haja, apresenta o percentual dos juros contratuais da parcela
Valor parcela: Apresenta valor da parcela gerada
Nota! Apenas algumas das colunas possuem totalizador, sendo elas: Valor original, Correção monetária, Juros Contratuais, Encargos de Mora e Valor gerado.
Dica! Caso haja descapitalização (trazer a valor presente) via reparcelamento, esses valores também estão refletidos adequadamente nesse novo relatório.
Em suma, essa nova tela busca apresentar uma visão mais detalhada dos reparcelamentos sem a necessidade de emissão de relatório. Dessa forma, é possível consultar de forma rápida os reparcelamentos, visualizar diversas informações, e se necessário, realizar a exportação para planilha. Aproveite a utilização do Relatório de Reparcelamento e todas as suas funcionalidades!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!