O sistema permite que realize dois processos diferentes para realizar a devolução de valores recebidos dos clientes. Veja abaixo como realizar esse processo!
Pré-requisito
Para realizar esse processo precisa que a baixa de recebimento tenha sido realizada de acordo com o pagamento para o cliente, desta forma, ficará cadastrado no sistema tanto recebimento quanto a devolução.
Passo a passo
A devolução de valores pode ser realizada de duas formas, uma seria através de uma movimentação de pagamento e a outra seria através da criação de um título a pagar de devolução, segue abaixo explicação dos processos:
Movimentação de pagamento:
Para realizar a devolução de pagamentos deve ir em Financeiro / Caixa e Bancos / Movimentações e clique em Novo ou seguir o passo a passo do artigo Como faço para criar uma movimentação de pagamento?
Informar a operação de pagamento e preencher os demais campos obrigatórios da movimentação
Título de devolução:
Para criar um título de devolução de valores precisará cadastrar seu cliente como credor, conforme o artigo Como cadastrar credor? e depois fazer a geração do título indo em Financeiro / Contas a Pagar / Títulos e clicando em novo ou seguindo o passo a passo do artigo Como criar um título a pagar?
Informar os dados da empresa, empreendimento e incluir o cliente no campo de credor para finalizar o cadastro de devolução
Atenção! Após finalizar o cadastro de título de devolução deverá realizar o pagamento do mesmo para que a ação de devolução fique completa, para isso, pode seguir o passo do artigo Como realizar uma baixa de pagamento manual?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!