Como realizar a devolução de valor recebido do cliente?


O sistema permite que realize dois processos diferentes para realizar a devolução de valores recebidos dos clientes. Veja abaixo como realizar esse processo! 


Pré-requisito 


Para realizar esse processo precisa que a baixa de recebimento tenha sido realizada de acordo com o pagamento para o cliente, desta forma, ficará cadastrado no sistema tanto recebimento quanto a devolução.


Passo a passo 


A devolução de valores pode ser realizada de duas formas, uma seria através de uma movimentação de pagamento e a outra seria através da criação de um título a pagar de devolução, segue abaixo explicação dos processos:


Movimentação de pagamento:


Para realizar a devolução de pagamentos deve ir em Financeiro / Caixa e Bancos / Movimentações e clique em Novo ou seguir o passo a passo do artigo Como faço para criar uma movimentação de pagamento?


 

 Informar a operação de pagamento e preencher os demais campos obrigatórios da movimentação

 

 

Título de devolução:


Para criar um título de devolução de valores precisará cadastrar seu cliente como credor, conforme o artigo Como cadastrar credor? e depois fazer a geração do título indo em Financeiro / Contas a Pagar / Títulos e clicando em novo ou seguindo o passo a passo do artigo Como criar um título a pagar?



Informar os dados da empresa, empreendimento e incluir o cliente no campo de credor para finalizar o cadastro de devolução 




Atenção! Após finalizar o cadastro de título de devolução deverá realizar o pagamento do mesmo para que a ação de devolução fique completa, para isso, pode seguir o passo do artigo Como realizar uma baixa de pagamento manual?

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.