Leitura arquivo retorno de cobrança escritural, situação 28 - ocorrência não tratada pelo sistema?

 

No momento da leitura do arquivo retorno, para alguns bancos, a informação referente a Tarifa Bancária, que vem dentro do arquivo retorno, não é processada pelo sistema.


Para a informação da tarifa bancária, normalmente o código 28 vem com a informação: Tarifas/Custas - ocorrência não tratada pelo sistema


Nota! Hoje o sistema lê apenas as situações 02 e 06, qualquer outra situação diferente, o sistema ainda não faz a leitura e aponta no Campo "Situação" o descritivo da ocorrência.


Neste artigo veremos como tratar essa situação. 

 

Passo a passo    


1. Acesso a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Leitura



 Se aparecer a situação 28 e ocorrência "Débito de Tarifas/Custas."


Neste caso específico, o sistema não vai processar essa informação e não vai criar movimento referente ao valor da tarifa, por ser uma situação que o Sienge ainda não processa.



Nota!  Para lançar os valores de tarifas, pode lançar via título avulso no Contas a Pagar (Financeiro / Contas a Pagar / Títulos), ou, pode fazer o lançamento do débito via Movimento (Financeiro / Caixa e Bancos / Movimentações).


Atenção! Como o sistema não está programado para fazer a leitura dessa Situação 28, pode ser feito o contato com o banco para que o mesmo deixe de enviar essas informações referentes à tarifa dentro do arquivo retorno e efetive o débito dos valores direto na conta/extrato, para facilitar o cadastro e controle.


Dica! Para tarifas bancárias processadas no momento da leitura, temos esse material que poderá auxiliar: Qual a tratativa da tarifa bancária quando processada dentro do arquivo retorno? : Sienge Plataforma 


 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.