Quando o cliente está efetivando o pagamento do boleto bancário emitido dentro da plataforma do Sienge e aparece mensagem de que o boleto não está registrado ou, para procurar beneficiário, o que pode ser verificado dentro do sistema em relação a essa geração de remessa e que poderá auxiliar a compreender sobre o que pode ter ocorrido com a remessa? Neste artigo veremos alguns pontos que podem ser analisados a respeito desse boleto!
Passo a passo
Após emissão do arquivo remessa na rotina: Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Geração de Arquivo Remessa ; o arquivo é enviado ao banco para que o mesmo efetive o registro dos boletos gerados.
Se a empresa não utiliza a ferramenta de automatização Integração Bancária, é orientado que se faça a leitura do arquivo retorno disponibilizado pelo Banco, referente ao arquivo remessa enviado. Através dessa leitura, consegue ver no campo Situação, se o banco fez o registro ou não dos boletos. Dessa forma, consegue antecipadamente, saber se os clientes conseguirão efetivar o pagamento dos boletos e então, caso tenha dado alguma inconsistência , já verificar o que ocorreu com a remessa e regularizar a situação.
1. A leitura do arquivo retorno é realizada na rotina: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Leitura
Abaixo, exemplo de quando o banco não fez o registro dos boletos:
Situação Rejeitada pelo banco:
Nota! Neste caso, deve ser feito o contato com o Banco para confirmar o motivo de ter rejeitado a remessa gerada. Solicitar que seja enviada a crítica formalizada constando os pontos que foram recusados. Com essas informações, o time do Suporte de Contas a Receber terá condições de auxiliar na tratativa da demanda.
Quando o Banco faz o registro dos boletos, após leitura do arquivo retorno, a Situação aparece da seguinte forma:
Situação Confirmada pelo banco
Dica! Se foi realizada a leitura do arquivo retorno e veio com a confirmação do registro pelo banco, e mesmo assim o cliente não está conseguindo efetivar o pagamento, neste caso o contato também deve ser realizado com o Banco para verificar o motivo do cliente não estar conseguindo realizar o pagamento, pois tem a confirmação do registro no sistema.
Atenção! O que pode ser analisado em conjunto é o relatório de Situação de Parcelas em: Financeiro / Contas a Receber / Relatórios / Cobrança / Situação das Parcelas
Emitir este relatório para verificar se para o mesmo título/parcela não foi emitido mais de um boleto, pois sempre a remessa gerada por último irá invalidar a anterior. Confirmar se o arquivo que foi enviado ao banco foi da última remessa gerada.
Neste relatório, consegue confirmar o Nosso Número do boleto e confirmar se é mesmo que consta no boleto do cliente:
Na rotina de Impressão de 2ª Via: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Impressão de 2ª Via, também consegue baixar o arquivo pdf do boleto e confirmar o campo Nosso Número, se está igual do relatório de Situação de Parcelas e igual o boleto do cliente.
Dica! Se mesmo seguindo as etapas acima indicadas, persistirem dúvidas, o canal de Suporte do módulo Contas a Receber estará apto para realizar o atendimento e auxiliar na demanda!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!