Boleto não registrado, o que devo fazer?


Quando o cliente está efetivando o pagamento do boleto bancário emitido dentro da plataforma do Sienge e aparece mensagem de que o boleto não está registrado ou, para procurar beneficiário, o que pode ser verificado dentro do sistema em relação a essa geração de remessa e que poderá auxiliar a compreender sobre o que pode ter ocorrido com a remessa? Neste artigo veremos alguns pontos que podem ser analisados a respeito desse boleto!




 Passo a passo   


Após emissão do arquivo remessa na rotina:  Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Geração de Arquivo Remessa ; o arquivo é enviado ao banco para que o mesmo efetive o registro dos boletos gerados.


Se a empresa não utiliza a ferramenta de automatização Integração Bancária, é orientado que se faça a leitura do arquivo retorno disponibilizado pelo Banco, referente ao arquivo remessa enviado. Através dessa leitura, consegue ver no campo Situação, se o banco fez o registro ou não dos boletos. Dessa forma, consegue antecipadamente, saber se os clientes conseguirão efetivar o pagamento dos boletos e então, caso tenha dado alguma inconsistência , já verificar o que ocorreu com a remessa e regularizar a situação. 


1. A leitura do arquivo retorno é realizada na rotina: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Leitura


Abaixo, exemplo de quando o banco não fez o registro dos boletos:


Situação Rejeitada pelo banco: 


Nota! Neste caso, deve ser feito o contato com o Banco para confirmar o motivo de ter rejeitado a remessa gerada. Solicitar que seja enviada a crítica formalizada constando os pontos que foram recusados. Com essas informações, o time do Suporte de Contas a Receber terá condições de auxiliar na tratativa da demanda.


Quando o Banco faz o registro dos boletos, após leitura do arquivo retorno, a Situação aparece da seguinte forma:


 Situação Confirmada pelo banco 


Dica! Se foi realizada a leitura do arquivo retorno e veio com a confirmação do registro pelo banco, e mesmo assim o cliente não está conseguindo efetivar o pagamento, neste caso o contato também deve ser realizado com o Banco para verificar o motivo do cliente não estar conseguindo realizar o pagamento, pois tem a confirmação do registro no sistema. 


Atenção! O que pode ser analisado em conjunto é o relatório de Situação de Parcelas em: Financeiro / Contas a Receber / Relatórios / Cobrança / Situação das Parcelas

Emitir este relatório para verificar se para o mesmo título/parcela não foi emitido mais de um boleto, pois sempre a remessa gerada por último irá invalidar a anterior. Confirmar se o arquivo que foi enviado ao banco foi da última remessa gerada. 


Neste relatório, consegue confirmar o Nosso Número do boleto e confirmar se é mesmo que consta no boleto do cliente:


Importante também validar se a Situação da Parcela está como Confirmada.


Na rotina de Impressão de 2ª Via: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Impressão de 2ª Via, também consegue baixar o arquivo pdf do boleto e confirmar o campo Nosso Número, se está igual do relatório de Situação de Parcelas e igual o boleto do cliente.


Dica! Se mesmo seguindo as etapas acima indicadas, persistirem dúvidas, o canal de Suporte do módulo Contas a Receber estará apto para realizar o atendimento e auxiliar na demanda!



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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