Integração Bancária - as baixas não estão sendo realizadas automaticamente, o que verificar neste caso?

O SIENGE possui diversas integrações, sendo uma destas responsável por enviar arquivos remessas e recepcionar arquivos retornos escriturais. Este envio ocorre através da Integração Bancária > Van de transmissões de arquivos. 


Quando a empresa utiliza a Integração Bancária e está verificando que as baixas não estão sendo efetivadas de forma automática, iremos detalhar, neste artigo, alguns pontos que podem ser examinados em relação a essa demanda! 


Pré-requisito


Ter contratação com a VAN para Transmissões de Arquivos de Cobrança escritural. 


Passo a passo    


1. Acessar a rotina:  Financeiro / Integração Bancária / VAN de Transmissões de Arquivos

Clicar na Aba Arquivos de Retorno; 

Preencher o filtro Data, com o período desejado e atualizar;

 

Os resultados podem ser os listados abaixo:


1- Sucesso: quando o conector enviou o arquivo para o Sienge, e o sistema recebeu e processou os dados:


Ou:


2- Falha: Para os arquivos de retorno de cobrança escritural, as falhas normalmente estão relacionadas à nomenclatura do arquivo, como mostra o print abaixo: 




Além da mensagem "Não foi encontrada a conta corrente do arquivo", outras mensagens de falhas podem aparecer, mesmo que o problema principal esteja relacionado à nomenclatura do arquivo, como no exemplo abaixo;



Dica! A estrutura correta do nome do arquivo para que o sistema efetive a leitura e reconhecimento é: Cobrança_Banco_layout_Agencia_Conta_Data.


Atenção! Se você identificou que o Status está como Sucesso e mesmo assim as baixas não estão sendo realizadas automaticamente ou a confirmação do registro dos boletos por parte do Banco, pode seguir o seguinte passo a passo:


1- No canto direito do lote, tem esse ícone, onde pode clicar para fazer o download no arquivo retorno na máquina; 


2- Acessar a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Leitura

E fazer a leitura manual deste arquivo para ver a situação:


Pois a Situação pode ser: rejeitada pelo banco, valor recebido diferente do valor a receber, ou situações diferentes de 02 e 06, que são os únicos códigos que o sistema consegue ler e processar.

Havendo uma dessas possíveis Situações, a orientação é sempre acionar o Banco para verificar e se apontarem alguma situação com o Sienge, pedir a crítica formalizada para que o Suporte possa analisar. 

O fato de estar como Sucesso, quer apenas sinalizar que, o sistema recebeu o arquivo do conector, mas se tinham irregularidades dentro deste arquivo, ainda não temos uma ferramenta que aponte, somente fazendo a leitura manual para identificar.  


Nota! Quando a Situação for Falha e o motivo ser conta corrente não localizada, será necessário fazer o contato com o Suporte Sienge, módulo Contas a Receber, para que seja aberto um chamado de Correção de Nomenclatura de Arquivo junto à Nexxera. Ou, este chamado poderá ser aberto no Portal Ajuda Sienge, com o título Correção de Nomenclatura de Arquivo Nexxera, no ticket enviar print: da tela onde mostra a falha e do cadastro da conta corrente referente a esse arquivo. Assim, nosso setor responsável fará a solicitação junto à Nexxera para correção da nomenclatura e reprocessamento do arquivo.




 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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