O SIENGE possui diversas integrações, sendo uma destas responsável por enviar arquivos remessas e recepcionar arquivos retornos escriturais. Este envio ocorre através da Integração Bancária > Van de transmissões de arquivos.
Quando a empresa utiliza a Integração Bancária e está verificando que as baixas não estão sendo efetivadas de forma automática, iremos detalhar, neste artigo, alguns pontos que podem ser examinados em relação a essa demanda!
Pré-requisito
Ter contratação com a VAN para Transmissões de Arquivos de Cobrança escritural.
Passo a passo
1. Acessar a rotina: Financeiro / Integração Bancária / VAN de Transmissões de Arquivos
Clicar na Aba Arquivos de Retorno;
Preencher o filtro Data, com o período desejado e atualizar;
Os resultados podem ser os listados abaixo:
1- Sucesso: quando o conector enviou o arquivo para o Sienge, e o sistema recebeu e processou os dados:
Ou:
2- Falha: Para os arquivos de retorno de cobrança escritural, as falhas normalmente estão relacionadas à nomenclatura do arquivo, como mostra o print abaixo:
Além da mensagem "Não foi encontrada a conta corrente do arquivo", outras mensagens de falhas podem aparecer, mesmo que o problema principal esteja relacionado à nomenclatura do arquivo, como no exemplo abaixo;
Atenção! Se você identificou que o Status está como Sucesso e mesmo assim as baixas não estão sendo realizadas automaticamente ou a confirmação do registro dos boletos por parte do Banco, pode seguir o seguinte passo a passo:
1- No canto direito do lote, tem esse ícone, onde pode clicar para fazer o download no arquivo retorno na máquina;
2- Acessar a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Leitura
E fazer a leitura manual deste arquivo para ver a situação:
Pois a Situação pode ser: rejeitada pelo banco, valor recebido diferente do valor a receber, ou situações diferentes de 02 e 06, que são os únicos códigos que o sistema consegue ler e processar.
Havendo uma dessas possíveis Situações, a orientação é sempre acionar o Banco para verificar e se apontarem alguma situação com o Sienge, pedir a crítica formalizada para que o Suporte possa analisar.
O fato de estar como Sucesso, quer apenas sinalizar que, o sistema recebeu o arquivo do conector, mas se tinham irregularidades dentro deste arquivo, ainda não temos uma ferramenta que aponte, somente fazendo a leitura manual para identificar.
Nota! Quando a Situação for Falha e o motivo ser conta corrente não localizada, será necessário fazer o contato com o Suporte Sienge, módulo Contas a Receber, para que seja aberto um chamado de Correção de Nomenclatura de Arquivo junto à Nexxera. Ou, este chamado poderá ser aberto no Portal Ajuda Sienge, com o título Correção de Nomenclatura de Arquivo Nexxera, no ticket enviar print: da tela onde mostra a falha e do cadastro da conta corrente referente a esse arquivo. Assim, nosso setor responsável fará a solicitação junto à Nexxera para correção da nomenclatura e reprocessamento do arquivo.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!