A tela de cadastro, importação e mudança de status dos lotes contábeis foi unificada, e detalharemos seu funcionamento neste artigo.
Está disponível o Novo Status para os Lotes Contábeis chamado "Em Manutenção". Neste status, os lançamentos que compõem este lote serão considerados nas gerações de relatórios e obrigações contábeis. Além disso, será possível realizar edições e inclusões de lançamentos contábeis neste lote.
Passo a passo
Configuração Prévia
Passo 1) Como acessar pelo menu: Contabilidade/Fiscal > Contabilidade > Lotes, acesse as configurações, para configurar as empresas em que os lotes serão cadastrados com o status “Em manutenção”
Passo 2) Na engrenagem, destaque na imagem acima, acesse Nova Configuração.
Selecione a empresa, e informe qual opção que deseja cadastrar inicialmente os lotes.
Nota! A opção é apenas para cadastro inicial do lote, é possível mudar o status posteriormente.
Caso a empresa não possua configuração, será cadastrado com aberto.
Cadastrando Novo Lote
Passo 1) Como acessar pelo menu: Contabilidade/Fiscal > Contabilidade > Lotes, clique em Ações de cadastro.
Passo 2) Temos duas possibilidades de cadastro conforme destaque da imagem abaixo.
a) Ao Clicar em Novo, irá abrir um modal para preenchimento e cadastro manual, conforme imagem e descrição abaixo:
Código: O código a ser informado deve ser numeral, caso não seja informado nenhum valor, automaticamente será gerado o código contábil.
Empresa: Informe a empresa em que será cadastrado o lote.
Tipo de Lote: Selecione o tipo do lote que será cadastrado entre Normal, Encerramento societário, Encerramento fiscal ou equivalência patrimonial.
Data Inicial e Data final: É necessário que a data inicial e final esteja dentro do mesmo mês.
Descrição: Descrever a nomenclatura do lote que será cadastrado.
Após os dados preenchidos, clique em Cadastrar, o mesmo será cadastrado de acordo com a configuração prévia.
b) Ao clicar em Importar, irá abrir o modal de importação:
O lote será cadastrado conforme configuração prévia.
Status do Lote
Atualmente são disponíveis três status de lotes
a) Aberto: Quando o lote está com o status em aberto, é possível realizar alterações e inclusões de lançamentos que estão neste lote, porém ao gerar qualquer relatório/obrigação contábil, os lançamentos que estão dentro do lote aberto, não será considerado nas gerações.
b) Em Manutenção: Nesse status os lançamentos que compõe este lote serão considerados nas gerações de relatórios e obrigações contábeis, e será possível realizar edições e inclusões de lançamentos contábeis neste lote.
c) Fechado: Lançamentos em lotes fechados não poderão ser alterados, nem excluídos, porém são considerados em relatórios e obrigações.
Alterando o Status do Lote
Passo 1) Como acessar pelo menu: Contabilidade/Fiscal > Contabilidade > Lotes
Passo 2) Informe os dados para consulta de lotes.
Passo 3) Após a consulta, é possível filtrar os lotes por status:
Todos os Lotes: Nesta opção, é possível editar o lote ou realizar a exclusão caso o lote esteja com status em aberto ou em manutenção.
Lotes Abertos: Nesta opção, é possível selecionar um ou múltiplos lotes e mudar o status, clicando na opção Em Manutenção ou em Fechar lotes.
Em manutenção: Nesta opção, é possível alterar para Aberto ou fechado.
Lotes Fechados: Nesta opção, é possível alterar o status para em manutenção ou parar abrir lotes.
Dica! Veja como funciona a nova tela de Lote Contábeis e aproveite ainda mais esta novidade.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!