No sistema existe um parâmetro que é possível ajustar para a cobrança dos acréscimos (juros/multas/pró-rata) que influencia quando a baixa a ser realizada seja Parcial. Neste artigo veremos qual é o parâmetro e como configurar.
Pré-requisito
Acesso a rotina das baixas: Financeiro / Contas a Receber / Baixa / Inclusão
O usuário que irá realizar a baixa tenha as Autorizações de Ações específicas de Baixas - Inclusão, no sistema “FIN-CRC - Contas a Receber”. (Segurança > Autorizações > Usuários > Ações do Usuário)
Acesso a rotina: Segurança / Administração / Parâmetros
Ter autorização para conceder descontos e acréscimos nas baixas, no caminho: Segurança / Autorizações / Usuários / Financeiro, onde deve estar marcada a flag '"Autorizado a configurar/conceder descontos e acréscimos nos contratos, títulos e baixas".
Passo a passo
O parâmetro 653 fica na seguinte rotina: Segurança / Administração / Parâmetros
Existem 2 formas de configurar:
1- Saldo Devedor
Na tela da baixa, quando selecionado Baixa Parcial e informado o valor no campo Valor Líquido, vemos que, os acréscimos ficaram fixados, calculados sobre o saldo devedor da parcela: R$ 100.000,00
2- Valor da baixa
Com o parâmetro ajustado para Valor da Baixa, pode ver que, ao alterar o valor líquido, o valor dos Acréscimos automaticamente é recalculado, considerando o valor da baixa.
O comportamento dos Acréscimos será baseado no que foi configurado no Parâmetro 653.
Nota! Os acréscimos são aqueles que foram cadastrado dentro do título em: Financeiro / Contas a Receber / Títulos - aba Acréscimos & Seguros
Esperamos que este artigo tenha ajudado!