Como é realizada a contabilização de recebimento por cartão de credito com parcelamento conforme o parâmetro 1123

 

Nas baixas de titulo do módulo Contas a Receber há a opção de fazer a baixa por cartão de credito e pode-se indicar a quantidade de parcelas para as baixa.


Nesse sentido, este artigo tem como objetivo esclarecer como a contabilização ocorre considerando a configuração do parâmetro 1123.


Pré-requisito

 

Passo a passo

 

Passo 1- Analise e defina a configuração que atenda e necessidade organizacional em: Segurança / Administração / Parâmetros> Selecione o parâmetro 1123 esse deverá ser configurado conforme necessidade da empresa, abaixo haverá os cenário de parametrização para compreensão:


"Realizar baixa única", caso deseje que para uma baixa realizada com cartão de crédito com parcelamento, o Sienge gere apenas uma baixa para as parcelas selecionadas para serem baixadas e gere movimentações financeiras conforme o número de parcelas indicadas no parcelamento do cartão de crédito.


"Realizar baixas conforme parcelamento", caso deseje que para uma baixa realizada com cartão de credito com parcelamento, o Sienge gere uma baixa para cada uma das parcelas indicadas no parcelamento do cartão (sendo geradas baixas parciais representando cada um dos pagamentos referentes as parcelas do cartão de crédito, sendo que as baixas iniciais serão marcadas como parciais e a última baixa será marcada como baixa total, indicando que o saldo da parcela foi quitado) e as movimentações financeiras serão geradas de acordo com o número de baixas.
Caso o usuário deseje realizar o reparcelamento, este deverá ser realizado manualmente.

Ou "Realizar baixas conforme parcelamento e agrupar no recibo", para manter o comportamento da opção "Realizar baixas conforme parcelamento" e agrupar os recebimentos na emissão do recibo.

 


Atenção! Ressaltamos que esse artigo irá esclarecer o comportamento do sistema na contabilização dos recebimentos. Como se trata de um parâmetro do financeiro, sua configuração deve ser feita junto ao time do Contas a Receber.



Sendo assim, para facilitar sua compreensão, a seguir serão apresentados os exemplos de  cenários de acordo com a parametrização, esses podem ocorrer da seguinte forma:


Cenário 1Parâmetro 1123 como "Realiza baixa única"


Para essa situação, na baixa por cartão de credito em que seja informado parcelamento, o sistema irá realizar uma baixa única e com isso irá gerar um único lançamento com o valor da baixa.


Na tela do cadastro da baixa podemos verificar algumas informações como a quantidade de parcelas, o valor baixado e a data que será feita a contabilização:


Gerando o lote contabil para a data indicada na baixa iremos ver que será gerado apenas um lançamento com o valor total:


Cenário 2Parâmetro 1123 como "Realizar baixas conforme parcelamento"


Para essa situação, na baixa por cartão de credito em que seja informado parcelamento, o sistema irá realizar as baixas conforme as parcelas e com isso irá gerar o mesmo número de lançamentos das parcelas.


Na tela do cadastro da baixa podemos verificar algumas informações como a quantidade de parcelas, o valor baixado e a data que será feita a contabilização:




Note também que para essa situação a baixa se altera para "parcial" pois do valor principal de 100,00 como no exemplo acima, será baixado apenas 20,00, pois o recebimento foi dividido em 5 parcelas.

Nesse caso, serão 5 baixas realizadas gerando 5 lançamentos na contabilidade. 


Gerando o lote contábil para a data indicada na baixa iremos ver que será gerado apenas o lançamento com o valor parcial:
 



Nota! As parcelas posteriores serão geradas nos meses também posteriores totalizando o valor a ser baixado integralmente.

Cenário 3: Além disso, na configuração do parâmetro 1123 ainda temos há uma terceira opção: "Realizar baixas conforme parcelamento e agrupar no recibo".


Essa configuração se comporta contabilmente da mesma forma que a configuração "Realizar baixas conforme parcelamento"  diferenciando apenas na geração do recibo, que nessa situação será gerado com o valor total.



Passo 2- Para atualizar a informação na contabilidade, depois da configuração conforme necessidade identificada, gere o lote com a movimentação em questão na integração contábil para que sejam contabilizados conforme parametrização definida, para isso vá em: Contabilidade/Fiscal / Integração Contábil / Geração de Lançamentos clique em novo:


Passo 3- Selecione o sistema do contas a receber e gere o lançamento em questão conforme exemplo na imagem a seguir:



Atenção! Ressaltamos que os parâmetros serão validos apenas para os novos lotes gerados, pois a parametrização não afeta dados já contabilizados. 




Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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