A rotina contábil costuma ser bastante movimentada. Em dia de fechamento contábil as coisas podem ficar ainda mais complexas se o contador se deparar com a ausência de dados e informações cadastradas no financeiro que não foram integradas .
Nesse sentido, para minimizar esse desgaste, o Sienge conta com um sistema de Integração Contábil que integra os registros financeiros cadastrados no sistema diretamente com a contabilidade do próprio sistema ou com programas de terceiros.
No entanto, essa integração depende de diversas configurações e parametrizações contábeis que precisam ser devidamente configuradas pelo usuário.
Dica! Para auxiliar nas configurações de integração, caso precise, esses artigos a seguir pode auxiliar:
-> Como realizar a Integração contábil no Sienge?
-> Meu titulo não contabiliza, não integrou na contabilidade como proceder?
Com os dados configurados e parametrizados ao integrar o mesmo na contabilidade, o usuário pode se deparar com a necessidade de fazer alterações em seus lançamentos, mas para isso, como medida de segurança, precisa ter autorização para tal ação. Nesse sentido, esse artigo tem por objetivo informar como o usuário admin do sistema em sua empresa pode conceder essas autorizações.
Atenção! Apenas usuário administrador do sistema Sienge em sua empresa pode conceder as autorizações. Caso, não tenha, solicite ao mesmo que conceda.
Pré-requisito
Ter adquirido o modulo de contabilidade e integração contábil;
Ter a contabilidade devidamente implantada no Sienge;
Ter o movimento do financeiro integrado na contabilidade;
Ter feito as configurações e parametrizações para integração contábil conforme artigo acima disponibilizado na Dica;
Passo a passo
Passo 1- Ao fazer a integração contábil em: Contabilidade/Fiscal / Integração Contábil / Geração de Lançamentos e gerar lançamentos que precisam de alterações em que os mesmos ficam cinza, conforme exemplo a seguir:
Atenção! Caso o usuário opte por alterar o parâmetro 492, é imprescindível saber que esse impacta em todas as permissões já concedidas, por isso, deve ser analisada essa alteração antes de ser praticada.
Passo 3- De acordo com a configuração em questão do parâmetro 492, usuário irá conceder a autorização escolhendo um dos caminhos:
A) Segurança / Autorizações / Perfis > Contabilidade
ou
B) Segurança / Autorizações / Usuários > Contabilidade
Passo 4- Selecione o usuário ou perfil "consulte" edite no lápis conforme exemplo a seguir:
Passo 5- Marque a flag de permissão, depois salve o processo de autorização conforme imagem a seguir :
Atenção! Após praticada a autorização, usuário autorizado, deve sair e entrar novamente no sistema para conseguir fazer suas alterações nos lançamentos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!