Suprimentos/Compras - Relatório Relação de Solicitações de Compra

O relatório de Relação de Solicitações de Compra fornece uma visão abrangente das solicitações de compra feitas durante um determinado período de tempo em um projeto de construção. Esse tipo de relatório é essencial para o gerenciamento eficaz de compras e estoque 

 

Aqui estão alguns dos principais objetivos e informações que podem ser conferidas neste relatório: 

  • Identificação das Solicitações de Compra geradas no período específico, com detalhes como número da solicitação, data de emissão.
  • Descrição detalhada de Itens Solicitados com suas respectivas quantidades.
  • Status atual das Solicitações (pendente, atendida, cancelada, etc).
  • Prazos - datas de solicitação, previsão de entrega.
  • Relacionamento com o Cronograma do Projeto - Diferença do tempo de solicitação e entrega / atraso. 

 

Este relatório é valioso para os gerentes de projeto, gerentes de compras e outras partes interessadas envolvidas na gestão de projetos de construção civil. Ele fornece uma visão holística das atividades de compra, ajudando a otimizar os processos, controlar custos, garantir o cumprimento dos prazos e manter o projeto dentro do orçamento. 


Pré-requisito 

  • Ser cliente Sienge, usuário do módulo de Suprimentos – Compras.   
  • Atenção! O usuário precisa ter autorização em ações do usuário. Segurança > Autorizações > Ações do usuário > código 9085 / Ação: SUP-ADC - Relatórios - Relação de Solicitações.

 

Passo a passo 


a) Como acessar através do menu: Suprimentos > Compras > Relatórios > Solicitações de Compra > Relação de Solicitações *Novo  


b) Recursos Disponíveis:  

 

Com os recursos disponíveis você conseguirá:  Exportar dados facilmente; Visualizar as informações, de forma segura e intuitiva; O relatório possui colunas personalizadas, conforme suas necessidades; totalizadores acessíveis e didáticos; filtros avançados, permitindo uma variedade de combinações para resultados precisos; Capacidade de salvar visões personalizadas; - Ordenação crescente e decrescente.   

 

Neste artigo apresentamos uma visão geral dos filtros disponíveis na tela para que você consiga criar visões personalizadas para análise dos dados e tomada de decisões.   

  • Relação de Solicitações *Novo 

 

Na imagem abaixo você consegue ter uma visão geral da Nova Tela e seus Campos. 



 

  • Área de Consulta de Relação de Solicitações 
     

Na imagem abaixo temos uma visão ampliada dos filtros principais. 



 

Sendo os filtros de consulta apresentados nesta tela descritos como: 

 

  • Solicitação: O sistema carrega as solicitações de compra geradas no período e é possível selecionar a solicitação desejada para consulta. 

  • Obra:  O sistema carrega as obras associadas ao usuário e é possível selecionar a obra desejada para consulta. Atenção! O filtro de obra é aplicável apenas aos itens listados em tela, não trazendo elementos que estão listados em paginações ausentes da tela. O resultado será diferente de vazio se já houver algum elemento desta obra visível em tela no momento da utilização do filtro.

  • Tabela: O sistema carrega as tabelas disponíveis. 

    Insumo: O sistema carrega a lista de insumos cadastrados e é possível selecionar múltiplos insumos para consulta.    

  • Comprador: O sistema permite filtrar quem realizou a solicitação de compra. 

  • Situação das Solicitações: O sistema permite filtrar pelo status atual de cada solicitação de compra (pendente, atendida, cancelada, etc). 

  • Processo de compra: O sistema carrega todos os processos de compra e é possível selecionar o processo desejado para consulta. 

  • Botão Limpar: Limpa os filtros preenchidos na consulta. 

  • Botão Consultar: Realiza a consulta com os filtros aplicados.  

  • Botão Mais filtros: Apresenta mais filtros opcionais para utilização. 


          

  • Área de Resultado da Solicitação 

 

Na imagem abaixo temos uma visão ampliada das colunas exibidas na tela de resultados. 

Por padrão, os resultados serão apresentados iniciando por número da solicitação, observação da solicitação, código comprador, comprador e código insumos. Entretanto, conforme figura, é possível deslocar a tela à direita para visualizar mais informações. 



 
 

1) Colunas: Permite aos usuários definir as colunas e as informações desejadas para exibição no data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados. 

Esta tela apresenta diversas colunas conforme imagem abaixo 

 

 


As colunas disponíveis são:  

Solicitação 

Insumo 

Nº da solicitação 

Observação da solicitação 

Cód. comprador 

Comprador 

Cód. insumo 

Descrição insumo 

Cód. detalhe 

Descrição detalhe 

Cód. marca 

Descrição marca 

Cód. obra 

Obra 

Data solicitação 

Solicitante 

Autorização 

Data autorização 

Situação 

Quant. pendente 

Símbolo unidade medida 

Descrição unidade medida 

Quant. atendida 

Saldo 

Quant. cotada/reservada - Atenção! "Somente insumos cotados/reservados" - representa os insumos já cotados, mas que ainda estão pendentes, sem relação com um pedido de compra. 

Data previsão 

Cotação 

Reserva 

Data atendimento 

Diferença de dias 

 

2) Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos.  


Recomendação de uso filtro de insumos pendentes: 

Filtrar "quantidade pendente" acima de 0 para trazer na consulta os Insumos Pendentes. 


Ver exemplo nas imagens abaixo: 


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente 

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente 


 

 

 



3) Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.   

4) Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.   

Exemplo: Na imagem abaixo você tem a Visão por Solicitações e Insumos 

 

5) Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada.   

6) Gerar Relatório - Formatos de Exportação: Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.   


Aproveite a utilização da tela de consulta e todas as suas funcionalidades!  

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

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