A nova tela de consulta foi desenvolvida com base tela de consulta de títulos a receber. Por meio dessa, os usuários conseguem consultar diversas informações sobre um título a receber, podendo criar visões personalizadas para visualização e análises.
O objetivo da migração dessa tela para uma nova tecnologia é facilitar o acesso aos dados exibindo os valores de um recebível.
Pré-requisito
Ser cliente Sienge, com usuário logado que tenha acesso ao Financeiro – Contas a Receber.
Possuir a ação de usuário 1221 - FIN-CRC - Títulos - Consultar
Passo a passo
a) Como acessar:
Menu – Financeiro > Contas a Receber > Títulos.
b) Recursos Disponíveis:
Exportação dos dados em xls, csv e excel. Fácil visualização das informações do título a receber. Colunas personalizáveis conforme as necessidades do usuário, soma das colunas de valores, filtros avançados, flags para consulta, possibilidade de diversas combinações para execução da consulta. Ordenação crescente e decrescente entre os valores das colunas.
Consulta de Títulos a Receber
Na imagem abaixo, é possível visualizar a nova tela.
Filtros como título, empresa, centro de custo, unidade, cliente, documento, número do documento, situação do título, data de emissão e data de vencimento são padrões e estarão permanentemente exibidos na tela.
O botão "Limpar" permitirá que os filtros selecionados sejam limpos para um novo preenchimento de uma nova consulta. O botão "Consultar" permite realizar a consulta conforme filtros previamente selecionados.
Em “+ Mais filtros” é possível visualizar os filtros avançados, conforme apresentado em imagem abaixo.
Importante! Foi incluída a flag 'Incluir documento de previsão' aos parâmetros avançados, sendo assim, quando for necessário realizar a consulta de títulos que utilizem tipos de documentos de previsão, deverá ser marcada a flag.
Resultados da Consulta
Na imagem abaixo temos uma visão ampliada das colunas exibidas na tela de resultados.
Nota! Por padrão, os resultados serão apresentados iniciando por título, informações da empresa, documentos, data de emissão e informações de cliente. Entretanto, conforme imagem abaixo, é possível deslocar a tela à direita para visualizar mais informações.
1) Colunas: Permite aos usuários definir as colunas e as informações desejadas para exibição. Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados.
Esta tela apresenta diversas colunas. São elas:
Título: Exibe o número do título
Cód da empresa: Apresenta o código da empresa
Empresa: Apresenta o nome da empresa
Documento: Apresente o nome do documento
Nº do documento: Apresenta o número do documento
Data de emissão: Apresenta a data de emissão do título
Cód do cliente: Apresenta o código do cliente
Cliente: Apresenta o nome do cliente
Origem: Apresenta a origem do título
Inadimplente: Apresenta “Sim” caso o título esteja inadimplente, e “Não” caso contrário
SPC: Apresenta “Sim” caso o título tenha sido negativado no SPC, e “Não” caso contrário
Serasa: Apresenta “Sim” caso o título tenha sido negativado no Serasa, e “Não” caso contrário
Subjudice: Apresenta “Sim” caso o título esteja com a situação “Subjudice”, e “Não” caso contrário
Taxa administrativa: Apresenta a taxa administrativa do título, caso haja
Seguro: Apresenta o valor do seguro caso haja
Valor a receber: Apresenta o saldo em aberto do título
Valor baixado: Apresenta o valor baixado do título
Valor líquido: Apresenta o valor líquido recebido nesse título
Valor total: Apresenta o valor total do título
Observação: Apresenta observação do título caso haja
Ações: Permite abrir esse título para edição
Dica! Para que não seja necessário rolar toda a tela à direita a cada consulta para abrir o título para edição, mova o ícone do lápis mais à esquerda.
2) Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos.
3) Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.
4) Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.
5) Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada.
6) Gerar Relatório - Formatos de Exportação: Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.
Portanto, a nova tela busca apresentar uma visão mais detalhada dos recebíveis sem a necessidade de uma emissão de relatório. Dessa forma, é possível consultar de forma rápida os títulos, visualizar diversas informações, e se necessário, realizar a exportação para planilha. Aproveite a utilização da tela de consulta e todas as suas funcionalidades!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!