Conforme temos previsto em tutorial, para retirar uma parcela do Serasa, primeiramente é necessário efetivar a baixa da parcela, para então, seguir com o processo de exclusão de dados do cliente perante o órgão. Porém, existem casos excepcionais em que a empresa precisa retirar o cliente do Serasa, mas não vai efetuar a baixa da parcela. Neste artigo veremos como proceder nesses casos!
Pré-requisito
Acesso a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Controle de Inadimplência / Integração Serasa / Configuração
Acesso a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Reparcelamentos / Inclusão
Acesso a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Controle de Inadimplência / Integração Serasa / Exportação PEFIN
Passo a passo
A forma existente no sistema para excluir uma parcela de um título junto ao Serasa, sem que a mesma tenha sido paga e realizada a baixa na rota: Financeiro / Contas a Receber / Baixa / Inclusão, é através do Reparcelamento.
1. Acessar a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Reparcelamentos / Inclusão, efetivando o reparcelamento da(s) parcela(s) que irá seguir com a exclusão do Serasa
2. Após esse procedimento, pode seguir com o processo de Exclusão, acessando a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Controle de Inadimplência / Integração Serasa / Exportação PEFIN
Desta forma o cliente é removido do Serasa e a parcela do cliente continua em aberto.
Dica! Para dúvidas em relação à configuração de Integração ao Serasa, acesse o link: Como configuro a integração com o Serasa? : Sienge Plataforma
Para maiores detalhes em como fazer a exclusão do Serasa, temos o material: Como retiro um título enviado ao Serasa? : Sienge Plataforma
E se tiver dúvidas em como realizar um reparcelamento, pode acessar o seguinte artigo: Como realizar um reparcelamento? : Sienge Plataforma
Nota! Dentro da Configuração de Integração do Serasa, temos essa opção:
Que no caso, se precisar excluir de imediato do Serasa, ela precisa estar desmarcada!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!