Contas a Receber: Reparcelamento sem geração de novas parcelas

O que é a Reparcelamento?


Essa funcionalidade permite incluir reparcelamentos com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de renegociação de dívidas dos clientes. O sistema automaticamente executará a baixa por “Reparcelamento” das parcelas selecionadas, podendo ou não gerar novas parcelas a partir das previamente selecionadas.

Para realizar o reparcelamento, é necessário acessar Financeiro > Contas a Receber > Reparcelamento > Inclusão.

Na Central de Ajuda é possível acessar artigos sobre Reparcelamento. Dentre os quais:


Como realizar um reparcelamento?

Baixa de reparcelamento no extrato de cliente apresenta acréscimos

Por que a data de baixa não pode ser anterior à data do reparcelamento?

Qual o comportamento do parâmetro 291?

Como excluir um reparcelamento no contas a receber?

É possível fazer simulação de reparcelamento?

Como identificar o usuário que efetivou um reparcelamento de título à receber?

Baixa de reparcelamento no extrato de cliente apresenta acréscimos

Como dar desconto utilizando o reparcelamento?

Como visualizar as parcelas e os valores gerados num reparcelamento?

Video: Como efetuar reparcelamentos no sienge?


Como funciona o reparcelamento sem geração de novas parcelas?


Etapa 1) Essa nova funcionalidade tem como objetivo dar baixas de reparcelamento em parcelas já existentes no título, sem a criação de novas parcelas. Para isso, basta acessar o menu de reparcelamento (Financeiro > Contas a Receber > Reparcelamento > Inclusão) e consultar pelo título desejado.


Na etapa 2, conforme sinalizado abaixo, é necessário marcar a flag “Excluir parcelas selecionadas sem gerar novas parcelas”. Ou seja, as parcelas selecionadas no processo de reparcelamento serão baixadas como “Reparcelamento”. Com essas baixas, o saldo devedor do título será reduzido. Não haverá geração de novas parcelas.




Etapa 3) Após a seleção da flag mencionada, basta seguir o fluxo do reparcelamento normalmente.



Conforme imagem acima, na etapa 4, é possível observar que não são listadas parcelas novas a serem criadas.


Para validar todo o processo de baixa de reparcelamento, o novo saldo devedor e que novas parcelas não foram criadas, basta emitir o Relatório Extrato do Cliente. Para esse cenário simulado, é apresentado o Extrato do Cliente abaixo.



Atenção! As demais regras do reparcelamento permanecem as mesmas.


Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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