Provisão: como verificar as configurações para contabilização?

O registro da contabilização de provisão é definido de acordo com a necessidade do usuário.

Sendo assim, existem configurações no Sienge que direcionam a forma dessa contabilização. 


Pré-requisito

Ter os cadastros básicos no Sienge como: Empresa, Centro de Custo, Documentos, Plano financeiro, plano de contas contábeis, clientes, credores e um título devidamente cadastrado no financeiro.


 

Passo a passo 


Há configurações a serem observadas para que contabilize a provisão do título A seguir daremos o passo a passo a ser observado:


Passo 1 - Observe o cadastro do documento utilizado na emissão do título em: Apoio > Documentos, conforme imagem a seguir:


Passo 2 - Selecione o documento em questão, clicando no ícone do lápis azul conforme imagem a seguir:



Passo 3 - No cadastro do documento verifique se está habilitado a flag "Contabilizável" conforme imagem a seguir:



Passo 4 - Em seguida na mesma página desça até a glide "contabilidade" e verifique se está marcado uma das seguintes opções:



Nota!  Se estiver marcado a opção "Contabilizar somente baixa" não irá contabilizar a provisão do título em questão.


Passo 5 - Dentro do cadastro do título deve visualizar se a flag "Contabilizar apenas a baixa" está marcada e se o título está com a data contábil no período em questão.



Nota! Caso esteja marcada a opção acima não será contabilizado a provisão.


Atenção! O parâmetro 866 localizado em: Segurança > Administração > Parâmetros. Deve estar marcado como "Sim" para que apareça a tela "Informações para a contabilidade" dentro do título, conforme imagem a seguir:



Passo 6 - Além da configuração do documento e parâmetro, deve-se observar também a configuração do centro de custo utilizado no título, localizado em: Apoio > Obras/Centros de Custo > Cadastros > Aba "Centro de custo" > Categoria definida para o centro de custo em questão. Conforme imagem a seguir:

 



Atenção!  A Categoria definirá se o lançamento realizará Receita diferida ou não. Se marcado "Incorporação" ou "Loteamento" irá realizar receita diferida. Caso esteja habilitada qualquer outra opção não realizará receita diferida, e irá provisionar o título normalmente.


Além do mais deve-se observar o parâmetro 33 localizado em: Segurança > Administração > Parâmetros. Conforme imagem a seguir:



Atenção!  Se estiver marcado como "Gera os lançamentos referente a Receita Diferida" o sistema fara um lançamento a mais na baixa contabilizando a provisão no mesmo valor da baixa caso esteja marcado uma das opções que gera receita diferida "Incorporação" ou "Loteamento".


Passo 7- Títulos do Contas a Receber com origem em Locação poderão ter a configuração  para contabilizar a provisão feita em:

Contabilidade/Fiscal / Apoio / Parametrização para Geração de Lançamentos


Passo 8 - Acesse a aba "Geração de Lançamentos" e configure a provisão para títulos com origem em Locações.


Nessa configuração é possível indicar a contabilização da provisão na entrada do título, escolhendo a opção "Título";

Ou configurar a provisão das parcelas, escolhendo a opção "Parcelas", neste caso a provisão será feita no valor de cada parcela.


Esperamos que este artigo tenha ajudado!

 



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.