Foi implementada a Geração do Registro 1601 - operações com instrumentos de pagamentos Eletrônicos;
Para a geração deste registro na EFD-ICMS/IPI e necessário preencher alguns dados no fluxo de emissão de documento eletrônico segue o passo a passo.
Passo a passo
- Operações do fluxo de Emissão de NF-e
Disponibilizamos na aba ‘Informações de pagamento’ o campo "Credor" para realizar o vínculo com o intermediador do pagamento da operação;
Para utilização do vinculo as notas deverão ser com operações de venda, finalidade normal e estar parametrizada para utilização de emissão de documento fiscal em ambiente de produção. O campo do credor ficará habilitado para os meios de pagamentos descritos abaixo:
- Cheque;
- Cartão de Credito;
- Cartão de debito;
- Boleto Bancário;
- Depósito Bancário;
- Pagamento Instantâneo;
- Transferência bancária, Carteira Digital.
- Operações do fluxo de Emissão de NFS-e;
Disponibilizamos no fluxo e emissão de NFS-e os dados para realizar o vínculo com o Credor que intermediou o pagamento da operação de prestação de serviço. O vinculo é realizado na tela de informações para a geração do título a receber, conforme imagem abaixo;
Ao clicar na opção de adicionar o meio de pagamento será apresentada a tela abaixo para informar o meio de pagamento, valor e credor;
Dica! O campo do credor só irá ficar habilitado para os meios de pagamento:
-Cheque;
- Cartão de Credito;
- Cartão de debito;
- Boleto Bancário;
- Depósito Bancário;
- Pagamento Instantâneo;
- Transferência bancária, Carteira Digital.
Nota! Os dados do intermediador deverão ser informados nas operações conforme demonstrado acima, isso é primordial para que na geração do registro 1601 seja realizado a consolidação das informações por Credor e monte o registro 1601 no arquivo da EFD-ICMS/IPI.
Ao gerar o arquivo TXT da obrigação acessória o sistema irá consolidar as informações por credor e gerar o registro 1601 consolidado onde constará uma informação por credor.
Atenção! A geração deste registro tem como impacto o registro 0150, onde o credor listado no registro 1601 deve estar listado no registro 0150. Há impacto também no registro 1010 onde o campo 8 deve estar = S, caso exista registro 1601 gerado no arquivo.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!