Como gerar o Pedido de Compra a partir da Negociação?

O objetivo principal da Negociação é gerar o Pedido referente a compra dos materiais. A geração deste pedido se consolida depois que o custo dos insumos é definido junto ao fornecedor e a Opção escolhida para compra é selecionada.


Há duas formas de vincular uma Cotação de Preços no Pedido de Compra: acessando o cadastro do pedido, no menu Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra > Cadastros, ou originando o pedido diretamente em Negociações. 

Neste artigo demonstraremos como originar o pedido a partir da Negociação.


Pré-requisito 


Certifique-se que há fornecedor escolhido para compra dos insumos.




Além disso, verifique se a Data da Resposta foi preenchida no Fornecedor. É possivel visualizar quais fornecedores estão sem Data de Resposta preenchida através da sinalização vermelha apresentada no lápis de edição do mesmo. No exemplo, o fornecedor 129 - Areias Blumenau esta incompleto.


Para isso, clique no ícone ():



Nota! O sistema possui o Parâmetro 1267 - Ao incluir e gerar a primeira negociação de fornecedor no mapa de comparação, preencher automaticamente a "data de resposta" com a data atual. Ao ativar este parâmetro, o próprio sistema preenchera automaticamente a data de resposta na primeira negociação de cada fornecedor.


Ao inserir uma nova negociação para o fornecedor no mapa, o sistema não preencherá automaticamente a sua Data de Resposta, pois essa é uma informação variável que deve ser preenchida conforme a realidade da negociação feita com o fornecedor. 


Além dessa sinalização, ao realizar o salvamento da tela, caso exista algum fornecedor sem a Data de Resposta preenchida, será apresentada a seguinte mensagem informativa: Há fornecedores selecionados com datas de resposta a serem preenchidas. Verifique os fornecedores destacados. 



Atenção! Não será possível fazer a autorização da negociação do fornecedor ou geração do pedido enquanto o fornecedor estiver incompleto. 

 

Passo a passo 


 

1. Acesse o menu Suprimentos > Compras > Cotações de Preço > Negociações. Consulte e edite () a cotação desejada.




2. Clique no botão GERAR PEDIDO DE COMPRA.




3. Em seguida, salve a tela no botão


 


4. Para completar o cadastro do Pedido de Compra, é necessário selecionar o Centro de Custo da Previsão Financeira. Além disso, caso a obra realize apropriações de obra o usuário deverá informar os itens de orçamento da apropriação.




5. Ao salvar a tela, o sistema apresentou o campo Obras com mais de um Centro de Custo ou sem Apropriações. Utilize este campo para selecionar o centro de custo da previsão:




Nota! Caso a obra realize Apropriações de Obra, isto é, caso a obra aproprie a despesa dos lançamentos a um item de orçamento, basta clicar no ícone () para informar a apropriação.


Ao clicar na edição, o sistema abrirá uma nova tela para adicionar os itens de orçamento. Para adicionar um novo item de orçamento, clique no botão ADICIONAR.



Em seguida, selecione a Unidade Construtiva* e o Item de Orçamento*. Conclua a inserção do item através do botão SELECIONAR.



Por fim, salve a apropriação de obra.



Atenção!  Ao salvar esta apropriação de obra, o sistema aplicará esta mesma apropriação para todos os insumos que foram selecionados como melhor opção de compra no fornecedor. Havendo a necessidade de trocar a apropriação de algum insumo, o usuário deverá alterar a apropriação manualmente após gerar o pedido de compra.


6. Conclua a geração do pedido de compra salvando as informações no botão  


Ao salvar as informações, o sistema automaticamente originou o número do pedido:



Dica! Para acessar o cadastro do pedido de compra, pode-se utilizar a edição no ícone ().



Nota! O botão GERAR PEDIDO também esta disponível dentro do Mapa de Comparação, ao final da página. 




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Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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