O sistema permite a configuração de mensagens que poderão ser utilizadas em boletos.
Podem haver mensagens diferentes para cada tipo de cobrança, mas caso queira deixar uma mensagem definida como padrão para conta corrente. Veja o passo a passo abaixo!
Pré-requisito
Primeiro é necessário que a mensagem do boleto/remessa esteja previamente cadastrada ou editada, conforme desejar em Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Configuração / Cadastro de Mensagens, caso senha dúvidas de como realizar, veja as orientações do artigo Como cadastro mensagens para arquivos de remessas/boletos da cobrança escritural?
Passo a passo
1- Acesse a sua configuração de cobrança escritural:
1.1- Caso seja na tela do módulo financeiro: Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Configuração / Configuração da Cobrança Escritural;
Selecione o banco e consulta a conta corrente que deseja gravar a mensagem;
Desça a tela até localizar os campos "MENSAGENS PARA BOLETO EMITIDO PELO SIENGE" e "MENSAGENS PARA ARQUIVO REMESSA", onde poderá clicar na lupa, e selecionar a mensagem que deseja usar como padrão para boleto e para remessa, depois basta clicar em salvar no final da tela;
1.2- Caso seja na tela do módulo apoio: Apoio / Contas Correntes / Cadastros / consulte a conta corrente, clique no lápis de edição e acesse na página de cobrança escritural.Após clicar na tela na de cobrança escritural, deve acessar a aba "Boletos";
Nessa tela irá encontrar o campo "Mensagem para boleto" onde deverá selecionar, clicando na lupa, a mensagem que deseja usar como padrão para boleto;
Depois é necessário clicar na aba "Arquivo Remessa" e selecione a mesma mensagem do boleto, para o campo "Mensagens para Arquivo Remessa", assim basta clicar em salvar no final da tela.
Nota! Quando for gerar a remessa, na conta corrente com a mensagem padrão selecionada, ao inserir o número da conta na tela, o sistema automaticamente irá puxar a informação da mensagem:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!