Como corrigir erro na geração da ECD referente aos zeramentos trimestrais?

ECD é a escrituração contábil digital instaurada pelo governo brasileiro para fins fiscais e previdenciários e deverá ser transmitida pelas pessoas jurídicas a ela obrigadas.


A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e esse tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, facilitando assim o processo de integração digital entre empresa e órgãos reguladores.


Essa escrituração corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:

I - Diário e seus auxiliares, se houver;

II - Razão e seus auxiliares, se houver;

III - Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos.


Pré-requisito


Gerar ECD pelo Sienge: (Como Gerar a ECD no Sienge)

Ter cadastrada uma DMPL/DPL: (Como cadastrar a DMPL/DLPA no sistema)


Passo a passo



Na geração do arquivo da ECD para validação poderá apresentar essa mensagem indicando existem zeramentos trimestrais e caso a empresa tenha DMPL/DLPA cadastrada, deverá ser no mesmo número de zeramentos gerados no Sienge.


Para tais zeramentos, a Receita Federal exige um zeramento para cada uma demonstração de Mutações no Patrimonio Líquido ou uma Demosntração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.


Para corrigir será necessário cadastrar as DMPLs/DLPAs para cada zeramento em:
 

Contabilidade/Fiscal / Apoio / Contabilidade / DMPL/DLPA


Após verificação e devidos ajustes, gere novamente sua ECD para validação.


Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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