O plano de contas referencial é um padrão definido por órgãos reguladores, Receita Federal do Brasil (RFB). O usuário deve associar a conta do plano referencial para realizar o mapeamento do plano de contas contábeis utilizado pela empresa com o plano padrão da RFB. Esta informação é obrigatória para geração da sua ECF e ter a ECD com seus registros de forma eficaz.
Nessa ótica, esse artigo visa apresentar o passo a passo de como o usuário pode fazer a associação das contas em seu plano de contas contábeis.
Pré-requisito
- Ter adquirido o modulo contabilidade;
- Ter adquirido o modulo de integração contábil;
- Ter os módulos contabilidade e integração contábil devidamente implantado na base que está utilizando o Sienge;
Passo a passo
Passo 1- Para fazer as associações das contas referenciais vá em: Contabilidade/Fiscal / Apoio / Contabilidade / SPED / Associação de Contas Referenciais.
Dica! Note que a associação pode ser feita de forma individual ou com um grupo de contas que ainda não foram associadas, para ambos os casos, segue abaixo o processo.
A) Associação de conta individual: informe a empresa ou grupo de empresas contábeis, o filtro com o grupo de contas e o ano, consulte, desça até o fim da tela e identifique a conta em questão, edite a mesma, configure conforme sua necessidade e confirme, conforme ilustração a seguir:
Atenção! Após configurar as contas e confirmar as configurações das associações clique em salvar conforme ilustração a seguir:
B) Associação em massa: (diversas contas associadas simultaneamente) através da importação do arquivo, para isso, clique em "ir para importação" conforme destaque a seguir:
Atenção! Se a empresa segue o padrão de um grupo de empresas, a importação precisa ser pela empresa principal do grupo de empresas contábeis definido.
Passo 2- Clique em Download e baixe o arquivo modelo, caso o necessário:
Atenção! O arquivo deverá seguir o formato em destaque abaixo:
Passo 3- Registre as informações no arquivo baixado sem alterar as configurações do arquivo modelo e salve em sua máquina.
Passo 4- Faça o upload do arquivo no destaque a seguir, que a priori foi salvo em sua máquina com as informações das contas a serem associadas as contas referenciais:
Atenção! A seleção do ano calendário, dever ser praticada conforme orientação de seu contador:
Passo 5- Clique em próximo para prosseguir conforme destaque a seguir:
Passo 6- Estando o arquivo devidamente configurado, clique em salvar, para registrar as informações na base.
Dica!
As contas Transitórias utilizadas no zeramento das contas de Receita e Despesa que estejam devidamente cadastradas como conta do grupo "Resultado" em:
Contabilidade/Fiscal / Apoio / Contabilidade / Grupo de Contas
Não precisam ser associadas as contas do plano referencial!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!