Contratos e Medições: Utilização do Sinal na Medição


Conforme podemos observar nas solicitações ao Suporte, no ConstrUX e no levantamento de grandes temas para a Jornada ACE, era uma grande necessidade dos nossos clientes definir o valor e a medição no qual o sinal deve ser considerado. Com isso, realizamos uma série de estudos e análises para entender o fluxo necessário para disponibilizar essa função para os nossos clientes.  

Previamente, o Sinal era sempre aplicado de forma proporcional ao que estava sendo medido no momento, não havendo a opção de não utilizar o Sinal na medição ou alterar o valor considerado. Devido a essa limitação, muitos clientes optavam em utilizar a ferramenta de Adiantamento Vinculado ao Contrato, deixando de lado a ferramenta de Sinal. 

Como ação para resolver esse problema, foi disponibilizada uma aba a mais no cadastro das medições, chamada “Sinal”. 


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email 
Descrição gerada automaticamente 


Junto a nova aba disponibilizamos os campos:

  • Valor Contratual do Sinal = Valor definido em contrato para o Sinal. 
  • Saldo reajustado do Sinal = (Valor definido em contrato – Valor que será utilizado na medição - Valores já utilizados em medições anteriores). 
  • Sinal da medição = Valor que será utilizado na medição. 


Com essa entrega, o usuário agora pode zerar o valor do Sinal na medição caso não queira utilizar, ou aumentar para utilizar de uma vez na medição desejada. Além disso, adicionamos uma série de validações para que os valores sejam utilizados de forma correta, conforme descrito: 

  • O Sinal aplicado na medição não pode ser superior ao saldo de sinal disponível, considerando todas as medições já cadastradas. 


 


  • O Sinal aplicado na medição não pode deixar o valor líquido da medição negativo, considerando outros tipos de descontos como caução, permuta, impostos, faturamentos diretos e descontos propriamente ditos. 


 

  • O Saldo Reajustado do Sinal não pode ficar menor que o Saldo do contrato, conforme exemplificado na imagem abaixo. Caso isso ocorresse, não seria possível utilizar de todo o saldo de Sinal como desconto nas próximas medições. 


 

Nota!  Vale lembrar que o valor aplicado nas medições continua sendo calculado de forma proporcional ao valor medido, dessa forma, se preferir continuar utilizando os descontos de Sinal da forma que já ocorria anteriormente, basta não alterar os valores manualmente na aba de “Sinal”. 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.