Com as notas fiscais avulsas é possível registrar as operações fiscais que devem ser demonstradas a Receita Federal do Brasil e as Secretarias da Fazenda Estaduais. Cujas notas possuem características de não gerar movimentação financeira na empresa.
No Sienge é possível criar regras de contabilização destas notas fiscais avulsas (NF-e de simples remessa, remessa futura, bonificação, entre outras operações que não tenha movimentação financeira, etc...), registrando os fatos contábeis.
Pré-requisito
- Notas fiscais avulsas cadastradas e sem movimento financeiro.
Passo a passo
Para criação da regras de contabilização para as notas fiscais avulsas, deve-se ir em:
Passo 01 - Na tela de criação da regra, deve-se clicar em "Novo", conforme exemplificação na imagem abaixo:
- Empresa: Será inserida qual a empresa que será vinculada a regra contábil de contabilização da nota fiscal avulsa;
- Descrição: Descrição breve para descrever a regra contábil para determinada tipo de nota fiscal avulsa e/ou tipo de operação (Fica a critério e livre escolha como será feita a descrição);
- Tipo da nota fiscal avulsa: Indica qual o tipo de nota fiscal avulsa, se de "Entrada" ou "Saída";
- Tipo de operação: Indica qual o tipo de operação referente àquela regra.
Atenção! Habilitando a seguinte flag "Regra padrão para o tipo de operação", essa função torna padrão e automatiza a geração de lançamentos conforme o cadastro da operação. Caso não marque, não irá gerar automático para operação cadastrada.
Passo 03 - Em "Configuração dos lançamentos contábeis para regra", será parametrizado o tipo de movimento do lançamento contábil, origem da conta contábil, valor a ser contabilizado, histórico padrão e o histórico complementar. Na imagem abaixo segue um exemplo na criação da regra:
- Tipo de movimento: Define a partida Débito/Crédito;
- Origem da conta contábil: Define se a origem da conta contábil será pelo Credor/Empresa, Cliente/Empresa ou o Fixo. No caso de ser "Fixo", será informada uma conta contábil fixa, que no caso, será uma conta desejada conforme regra do negócio da empresa.
- Valor: Definir qual valor será contabilizado, se será o valor integral da nota, a segunda opção apenas contabilização do impostos, terceira opção valor da nota deduzindo o imposto.
- Histórico padrão: Serve para padronizar os históricos nos relatórios do diário e razão, simplificar, agilizar a digitação e integração dos lançamentos na contabilidade
- Histórico complementar: São utilizados para padronizar e facilitar a utilização dos históricos nos lançamentos e relatórios, servem para identificar os lançamentos nos relatórios.
Após preenchimento, clique em "Confirmar" e depois em "Salvar".
Passo 04 - No lançamento da NF Avulsa basta ir em seu cadastro e na aba "Lançamentos Contábeis". Nesta aba deverá informar a regra criada, imagem com exemplificação:
Passo 05 - Caso opte, pode realizar o lançamento manual. Não existe a necessidade de criar regras e fica a critério do usuário para agilizar os processos.
Será parametrizado o tipo de movimento do lançamento contábil, origem da conta contábil, valor a ser contabilizado, histórico padrão e o histórico complementar o mesmo processo de preenchimento conforme o passo 3 indicado neste artigo.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!