Como automatizar as associações contábeis de credor e cliente por empresa?

 

Ao gerar o relatório de inconsistências podem ocorrer as mais diversas inconsistências de lançamentos contábeis e dependendo da quantidade de fornecedores e clientes, essas inconsistências podem ser bastante numerosas. 


Nesse artigo será enfatizado a automatização das associações por credor/empresa e cliente/empresa.


Sendo um recurso que prático e ágil na realização das associações contábeis para as empresas que possuem uma grande quantidade de credores e clientes.


Pré-requisito 


Ter os cadastros básicos no Sienge como: Empresa, Centro de Custo, Documentos, conta corrente, cliente, credor, Plano financeiro, plano de contas contábeis, uma movimentação que gere integração do financeiro com a contabilidade e utilizar a ferramenta para gerar lançamentos localizado em: Contabilidade/Fiscal / Integração Contábil / Geração de Lançamentos. 

 

Passo a passo 


Passo 1. Acesse a tela de associação contábil Por Credor/Empresa ou Por Cliente/Empresa.
Associação Por Credor/Empresa acesse em: Contabilidade/Fiscal / Apoio / Integração Contábil / Associações Contábeis / Por Credor/Empresa
Associação Por Cliente/Empresa acesse em: Contabilidade/Fiscal / Apoio / Integração Contábil / Associações Contábeis / Por Cliente/Empresa



Nota! A continuidade dos demais passos podem ser realizadas em ambas as associações, pois as configurações para a automatização são iguais.



Passo 2. Informe a empresa e abra a Grid "Automatizar Associação Contábil" clicando no ícone com seta para baixo, conforme a imagem abaixo:



Passo 3. Escolha uma das opções apresentadas para a automatização. 

Na Grid "Automatizar Associação Contábil" verá que são apresentadas 3 opções quanto a automatização para a associação. 


Sendo: 

1- Não associar automaticamente: Opção padrão já configurada, se ela estiver selecionada a automatização das associações não estará ativa.


2- Associar uma mesma conta contábil para todos os credores ou clientes: Ao escolher essa opção a conta contábil associada irá receber os registros contábeis de todos os fornecedores ou clientes, ou seja, as informações de credores ou clientes constarão em uma única conta contábil de acordo com cada associação (Por credor/empresa para fornecedores e Por cliente/empresa para clientes). 
Para vincular a conta contábil para essa automatização deve:
- Escolher a opção em questão.
- Informar uma conta contábil, para pesquisar pode clicar no ícone da lupa.
- Clicar em salvar.


3- Criar automaticamente uma conta contábil e vincular ao credor ou cliente sem associação: Ao escolher essa opção a conta informada na associação será uma conta sintética (mãe), pois de acordo com que forem sendo gerados os lançamentos contábeis para os credores e clientes sem associação uma conta analítica (filha) específica será criada para este credor ou cliente.

Para vincular a conta contábil para essa automatização deve:
- Escolher a opção em questão.
- Informar uma conta contábil sintética, para pesquisar pode clicar no ícone da lupa.
- Clicar em salvar.


Atenção! A automatização de "Criar automaticamente uma conta contábil e vincular ao credor ou cliente sem associação" só criará uma nova conta para os credores e clientes que no momento da geração de lotes na Integração Contábil não tenham conta contábil vinculada para o credor ou cliente nas associações em questão. 

 


Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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