Como identificar um boleto fraudado?

 

 Enquanto consumidores, recebemos vários boletos mensalmente, seja para pagamentos de despesas ou para efetivar uma compra online. Esta forma de cobrança é muito utilizada, principalmente pelas Construtoras e Incoporadoras, para cobrança de despesas de aluguel, contratos de vendas entre outros encargos inerentes à atividade. 


  Diante disto, é necessário ficarmos atentos aos boletos e cobranças recebidas por e-mail e/ou outras plataformas digitais, pois não é incomum que os fraudadores utilizem destes recursos para encaminhar boletos falsos em nome da Construtora/Incorporadora usando um documento fraudulento que contenham informações similares aos do boleto original.


  Pensando nisto, criamos este artigo com dicas que podem ajudá-lo a evitar que efetue o pagamento de um boleto falso.


1. Confira os dados do beneficiário


  Os boletos são registrados nas Instituições Financeiras e nele estarão impressas os dados emissor (cedente/beneficiário) e também do pagador. Assim como data de vencimento e valor do documento.


 Quando tentar efetuar o pagamento desse boleto, serão mostrados os dados do beneficiário vinculadas ao Código de Barras ou Linha Digitavel e eles devem ser iguais aos apresentados no campo de compensação do boleto. 

 Caso você identifique divergências entre o cedente apresentado na tela de pagamento e o informado no boleto, cancele o processo de pagamento


2. Confira os dados banco emissor


  Cada banco possui um código de identificação, esse código deverá ser apresentado em todos os boletos conforme determinando pela Febraban. Em muitos casos, o fraudador mantêm a logo do banco do boleto original e apenas altera Linha Digitável e/ou Código de Barras. 


  Você poderá identificar a divergência através da Linha Digitável, as posições de 1 a 3 estão destinadas ao código da Instituição Bancária. A informação do banco emissor também será apresentada no momento do pagamento do boleto, então caso note incompatibilidades nas informações, não proceda com o pagamento do boleto


3. Confira o vencimento e valor do boleto


  O valor da cobrança será apresentado na Linha Digitável nos últimos dígitos deste campo, bem como no campo 'valor do documento' apresentados no campo do pagador ou na ficha de compensação. Para que o boleto seja legítimo, é necessário que valor do documento seja igual ao apresentado na Linha Digitavel. 


  Assim como o valor, a data de vencimento também precisa ser compatível com a refletida nos dados do pagamento. 


Fique atento! Sempre confira os dados com atenção, tanto os do pagador quanto do cedente (emissor do boleto). Em caso de disparidade nas informações, cancele o pagamento e não conclua a quitação do boleto recebido. E acione com urgência o emissor do boleto para esclarecimentos.


 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.