Como cadastrar uma Ordem de Serviço em Gestão de Ativos?

As ordens de serviço poderão ser associadas aos equipamentos/componentes ao se identificar a necessidade de realizar uma Manutenção de Equipamento. Exemplo: troca de pneu, complemento de óleo, conserto de freio, entre outros.


Ela é um documento que organiza e que traz todas as informações necessárias para que o processo seja realizado. Ainda trata-se da garantia de que o serviço foi feito. Estas ordens de serviço poderão ser registradas a partir de uma Solicitação de Serviço, no Sistema de Frotas e Equipamentos. 


Dica! Veja o material   Como cadastrar uma Solicitação de Serviço no Módulo Gestão de Ativos? 


Nesse artigo, veremos como realizar esse cadastro no sistema.
 

Pré-requisito 

No cadastro da Ordem de Serviço, é possível solicitar Equipamentos ou Componentes.


O Equipamento antes de tudo é um Bem Móvelpodendo ser: veículos, betoneiras, retroescavadeiras, entre outros. Estes Bens Móveis irão originar, futuramente, os equipamentos do Sistema de Frotas e Equipamentos e devem estar previamente cadastrados em Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens > Móveis.

Dica! Confira como realizar o cadastro de um Bem Móvel: 


➡Caso a Ordem de Serviço for utilizada para solicitar EQUIPAMENTOS, estes equipamentos devem estar previamente cadastrados no Módulo Gestão de Ativos, acessando Frotas e Equipamentos > Equipamentos > Cadastros.


➡Caso a Ordem de Serviço for utilizada para COMPONENTES, estes precisam estar previamente cadastrados no menu Gestão de Ativos > Frotas e Equipamentos > Componentes. Os Componentes são as partes do veículo/máquina, como motor, pneus, esteira, entre outras...


 

Passo a passo 

Para realizar o cadastro da Ordem de Serviço acesse o menu Gestão de Ativos > Frotas e Equipamentos > Manutenções > Ordens de Serviço > Cadastros e clique em NOVO.


1. Ao cadastrar uma Ordem de Serviço, é necessário  informar a data e o horário que esta sendo realizado o cadastro. Informe também a Previsão de Execução, ou seja, uma previsão de quando o equipamento ficará pronto.




2. Além disso, precisamos definir o Objeto de Serviço*: se essa Ordem de Serviço será Equipamento ou Componente. 

Equipamento: Campo apresentado caso tenha sido marcada a opção Objeto de serviço - Equipamento.



Componente: Campo apresentado caso tenha sido marcada a opção Objeto de serviço - Componente.



3. Será necessário informar a Condição do Objeto*, ou seja, informar se o Equipamento/Componente esta Parado ou 
Funcionando.



4. Informe também se o tipo da Oficina* é Interna ou Terceirizada.


 Interna: Selecione esta opção para indicar que a ordem será executada em oficina

interna.

Terceirizada: Selecione esta opção para indicar que a ordem será executada em oficina terceirizada.


Nota! A flag Manutenção preventiva indica que a ordem de serviço se refere a uma manutenção preventiva, ou seja, quando é realizado uma ação planejada e sistemática de revisão, controle e monitoramento dos equipamentos. Opção apresentada caso tenha sido marcada a opção Objeto de Serviço* - Equipamento.



5. Por fim, clique no botão SALVAR  para confirmar o cadastro da Ordem de serviço.



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.