O que fazer quando o sistema retorna a mensagem: "Não foi encontrado nenhum centro de custo para associar ao pedido de compra"?

Os centros de custo são utilizados para apropriação de receitas e despesas lançadas nos sistemas do módulo Financeiro e nas previsões de pagamento/recebimento originadas nos sistemas de Compras e Contratos e Medições.

Quando tratamos do fluxo de compras, o centro de custo é vinculado à  Previsão Financeira de Pedidos de Compra. Podendo-se gerar um pedido de compra partindo de uma cotação/negociação.


No presente artigo apresentaremos os motivos que levam o Sienge não localizar um centro de custo para vinculo à Previsão Financeira de pedidos. 

 

Pré-requisito 

Para fazer uso dos centros de custo na Previsão Financeira de Pedidos, o centro de custo deve estar vinculado à obra do pedido de compra. E para o centro de custo possuir vinculo em obras, seu registro deverá ser do tipo Centro de Custo Associado a Obra. 


Dica!  Confira como cadastrar um Centro de Custo Associado a Obra:

Passo a passo 


Ativação do Centro de Custo


Somente aparecerão disponíveis na Previsão Financeira de pedidos, os centros de custo que estiverem ativos no cadastro da obra. Para realizar esta confirmação, acessamos Apoio > Obras/Centros de Custos > Cadastros.

Consulte e edite a obra do pedido de compra  


Dentro do cadastro, acesse a aba Obra e observe o campo  Centros de Custos Associados.



O centro de custo deve estar com a sua flag marcada. 


Autorização na Empresa


Outro motivo que impede a visualização do centro de custo é a falta de autorização na empresa associada ao Centro de Custo. Para conferir, acesse Segurança > Autorizações > Usuários > Empresas.

Nesta tela, filtramos pelo usuário, a empresa identificada no passo anterior e a Função 1 - Acesso aos dados da empresa. Ao clicar em CONSULTAR o usuário deverá estar com a flag Autorizado marcada. 


Autorização de Usuários em Centros de Custo para Apropriações


A Autorização de Usuários em Centros de Custo para Apropriações é definida através do Parâmetro 1149 - Utilizar autorização de usuários por centro de custoEste parâmetro está localizado em Segurança > Administração > Parâmetros. 


Através do campo Código*, informe o número 1149. Clique em CONSULTAR e edite  o parâmetro.




Parâmetro ativo 

Estando o parâmetro selecionado na opção SIM, o sistema passa a considerar as autorizações concedidas em Segurança > Autorizações > Usuários > Centros de Custos para Apropriações.

Nesta tela, filtramos pelo usuário, o centro de custo e a Função 3 - Inclusão do centro de custo na previsão financeira de pedidos de compraAo clicar em CONSULTAR o usuário deverá estar com a flag Autorizado marcada. 



Parâmetro inativo 

Estando o parâmetro selecionado na opção NÃO, o sistema desconsidera as Autorizações de Usuários por Centros de Custos para Apropriações. Em  decorrência disto, será necessário verificar a ativação do centro de custo e a autorização na empresa associada a ele. 



Atenção! Observe se o pedido de compra possui titulo de previsão gerado. Havendo titulo de previsão, significa que já existe um centro de custo para este pedido no Módulo Financeiro e não será possível alterá-lo. Caso tenha sido informado erroneamente o centro de custo, será necessário realizar a exclusão do pedido de compra e relança-lo. Caso o pedido já tenha vinculo em Notas Fiscais de Compra, o ajuste do centro de custo poderá ser efetuado diretamente no titulo da nota fiscal, em Financeiro > Contas a Pagar > Títulos. 




Dica! Confira nossos demais artigos relacionados:



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.