Como cadastrar Plano de Inventário no Gestão de Ativos?

O Inventário é uma relação detalhada dos bens e valores de uma pessoa ou empresa. O Sienge permite realizar planos e registros de inventários para bens móveis, tendo como objetivo listar os bens que se encontram dentro da empresa e seu estado de conservação.

Através desta opção de Planos de Inventários, as empresas conseguem planejar quais bens devem ser inventariados até determinada data.


Neste artigo iremos apresentar como registrar no Sienge o Plano de Inventário.


Pré-requisito

Os bens a serem vinculados no plano de inventário, devem estar previamente cadastrados em Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens > Móveis.


Dica! Confira como registrar um Bem Móvel no linkComo cadastrar um patrimônio de bens móveis? 



Passo a passo

1. Para iniciar o cadastro do plano de inventário acesse Gestão de Ativos > Patrimônio > Inventários > Planos e clique no botão NOVO.



2. Na tela seguinte preencha as informações obrigatórias de Setor/Obra, responsável, data do plano e o período de execução do plano. Se desejar, pode inserir alguma informação no campo Observação e em seguida clique em SALVAR.



Atenção! O Parâmetro 547 - Geração do número de planos e registros de inventários - define se o número será gerado de forma automática ou de forma manual. Este parâmetro pode ser localizado em Segurança > Administração > Parâmetros. 



3. Após salvar as informações, você deve vincular bens a esse plano de inventário.


Para  isso, acesse a aba Bens, clique no ícone da lupa no campo BENS,  selecione o bem que deseja vincular, clique em ADICIONAR e para concluir clique em SALVAR.



4. O próximo passo é definir o andamento do plano de inventário, se está em execução, pendente ou concluído.

Acesse a aba Execução, selecione a Situação do Plano e clique em SALVAR.

A opção Realizado/Concluído aparece somente após o plano ter passado pela situação de Em Execução.



5. A  situação Em execução é um estágio intermediário em que você pode emitir o Relatório Planilha de Inventários, listando os bens inventariados e contendo a assinatura dos responsáveis pela aprovação do inventário.

Este relatório é localizado somente no cadastro do Plano de Inventário e serve para uso físico na obra. Por esse motivo, alguns campos não são de preenchimento automático do Sienge.

O Relatório Planilha de Inventários pode ser emitido após selecionar a situação Em execução, clicando no link Gerar a planilha de inventário.



6. Para  que os campos de assinatura fiquem disponíveis, é necessário marcar a coluna Uso. Para emitir a planilha clique em VISUALIZAR.



Veja que há espaço para informar o estado de conservação do bem e outras observações.

Essa planilha serve de apoio para cadastrar os dados no Sienge.



7. Quando a situação de execução estiver Realizado/concluído, será apresentada a possibilidade de registrar o inventário a partir do plano de inventário.






Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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