Este artigo irá mostrar o que fazer quando, no momento de fazer a Leitura de Arquivo para a Baixa por Importação, aparecer a mensagem "Título ou parcela não encontrado(a)".
Passo a passo
Caso deseje maiores informações sobre como realizar a Leitura de Arquivo para Baixa por Importação, basta ler o artigo Como realizar baixa por importação de arquivos?
Após seguir o passo a passo para realizar a baixa, é preciso verificar o Resultado da Consulta, e identificar a Situação da consulta, onde pode aparecer "Baixa consistente" se o título/parcela foi identificado.
Porém, existem casos onde pode aparecer a mensagem "Título ou parcela não encontrado(a). Favor verificar as informações do contrato e/ou do empreendimento informados."
Existem alguns motivos para essa mensagem ser apresentada.
Um deles podendo ser o fato de ter preenchido a coluna "Contrato do Sienge", "Contrato do banco" ou até informado o "Tipo de Condição" com a informação errada, nesse caso, o Sienge não vai conseguir identificar qual o título e parcela que precisa ser baixado.
Outro motivo, é caso em "Conteúdo do Arquivo de Dados" tenha colocado a opção de "Contrato do banco" mas em Identificação de Contratos não foi cadastrado o número do Contrato do Banco, estando informado apenas o Contrato do Sienge. Sem isso, a leitura do arquivo pode não conseguir identificar o título ou parcela que precisa ser baixado.
Para resolver isso, basta ir em Financeiro > Contas a Receber > Baixa > Baixa por Importação de Arquivos > Identificação de Contratos, consultar o título que está tentando dar baixa, e cadastrar o número do Contrato do Banco e fazer a leitura novamente. Ou então, trocar o Conteúdo do Arquivo de Dados para "Contrato do Sienge".
Esperamos que este artigo tenha ajudado!