Como fazer cancelamento parcial do insumo no pedido?

Durante o Fluxo de Pedidos, foi identificado a necessidade de cancelar parte da quantidade do insumo no Pedido de Compra. No Sienge, possível cancelar o insumo parcialmente, deixando o saldo quantitativo em aberto. 
O cancelamento de saldo do sistema vale para a quantidade total pendente desse insumo, ou seja, a quantidade do insumo que não foi atendida via Nota Fiscal de Compra. 

Para realizar tal procedimento,  precisamos lançar uma nota fiscal e vincular o pedido de compra, deixando sem vinculo a quantidade que se queira cancelar. 




Confira a seguir, as opções sobre como realizar este cancelamento parcial da quantidade do insumo.


Pré-requisito 


Primeiramente, é necessário ter o Pedido de Compra cadastrado em Suprimentos > Compras > Pedidos de Compras > Cadastros.

No exemplo do Pedido de Compra 10/23, Insumo 5104 - Martelo foi pedido com 100,00 unidades:

 

Atenção!  Antes de realizar o cancelamento de saldo é importante definir o que deve acontecer com o insumo da solicitação cotação quando o Pedido de Compra for cancelado. Isso pode ser verificado em Segurança > Administração > Parâmetros, através do Parâmetro 104. 


As opções no Parâmetro 104 são: 

  • Inalterada  - os insumos continuarão atendidos e nada ocorre com a solicitação (e cotação, caso tenha). 
  • Pendente novamente  - a quantidade do insumo volta a ficar pendente na solicitação, perdendo o vínculo com o pedido cancelado. Caso o insumo tenha vindo de cotação ele fica pendente na solicitação, mas vinculado à cotação, sendo necessário dar continuidade a ela ou cancelar seu saldo. 
  • Exclusão da quantidade solicitada  - a quantidade do insumo é excluída da solicitação. 



Passo a passo 

Confira a seguir, as três possibilidades para o cancelamento parcial do saldo do insumo. 


Opção 1 - Tela de Cancelamento de Saldo


1. Para entregar parcialmente a quantidade comprada para o insumo, é necessário lançar uma Nota Fiscal de Compra, atendendo parcialmente o pedido, em Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compras > Cadastros. 


Dica! Para saber como atender parcialmente a quantidade do pedido, temos o artigo:

2. Ao acessar a aba Insumos, clique no botão:


3. Com auxilio dos filtros disponíveis, consultamos e localizamos o pedido de compra 10/23. 


Atenção! Ao selecionar o insumo, o usuário poderá ajustar a Quantidade Entregue que se deseja atender via Nota Fiscal de Compra. No caso do exemplo, 70 unidades do insumo foram atendidas na nota fiscal e o restante das 30 unidades será cancelado no pedido.



4. Com a nota fiscal lançada, o usuário poderá cancelar o saldo das 30 unidades que restaram em aberto no Pedido de Compra, em Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra > Cancelamento de Saldo. Basta consultar pelo pedido e editar o Cancelamento (C).


Nota! Para efetivamente cancelar o saldo, o usuário deve desmarcar a caixa Saldo do insumo.


 


5. Após desmarcar o saldo pendente do insumo, clique no botão SALVAR. 



Opção 2 - Distribuição das Datas de Entrega do insumo


1. Distribuindo as entregas do insumo em mais de uma data é possível efetuar o cancelamento parcial da quantidade do insumo. Em uma data estaria incluído a quantidade que se deseja atender via Nota Fiscal de Compra e em outra data estaria incluído a quantidade que se deseja cancelar para o insumo. 


No exemplo abaixo, foi pedido 100kg do Insumo Cimento Portland no Pedido de Compra 13/23:

2. Ao editar o Insumo Cimento Portland, no cadastro do pedido, devemos dividir a entrega dos 100kg em mais de uma data:


Ao editar o insumo, abra o campo Entregas.



 Distribua a quantidade pedida do insumo em mais de uma data de entrega, através do botão ADICIONAR. No exemplo, iremos cancelar 50kg do cimento e o restante ficará livre para ser atendido via Nota Fiscal de Compra ou ser cancelado em outro momento.





Salve as informações:



3. Ao seguir para a tela de Cancelamento de Saldo, em Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra > Cancelamento de Saldo, o sistema apresenta o mesmo insumo 2x. Conforme a distribuição Datas de Entregas. 


Nota! Para efetivamente cancelar o saldo, o usuário deve desmarcar a caixa Saldo do insumo. 



Opção 3 - Cancelamento de Saldo diretamente no Cadastro da Nota Fiscal de Compra


1. Primeiramente, deve-se ativar o Parâmetro 676 - Definir se o campo saldo do insumo deve ficar habilitado na inclusão de insumos de pedidos em notas fiscais em  Segurança > Administração > Parâmetros. Este parâmetro permite  que o usuário efetue o cancelamento de saldo do insumo ao vincular o pedido de compra na nota fiscal.



2. Ao selecionar o insumo do pedido de compra, na aba Insumos da nota fiscal, o usuário ajusta a quantidade que ficará entregue pelo campo Quantidade Entregue. Devido a ativação do Parâmetro 676, o sistema disponibiliza o uso do campo Saldo -"Sld."

Saldo - Sld: Essa flag indica que as quantidades que não forem associadas na nota continuarão com saldo. Dessa forma, quando a Quantidade entregue for menor do que a quantidade pendente, caso a flag seja desmarcada, estará cancelando do pedido a quantidade dessa diferença. Essa flag só afetará os pedidos que estiverem com a caixa Sel. marcada.


No exemplo a seguir, das 100,00 quantidades pendentes apenas 70,00 estão sendo atendidas. As outras 30,00 quantidades serão canceladas nesta mesma tela. 



3. Para cancelar diretamente pela nota fiscal a quantidade restante do insumo, basta DESMARCAR a flag Sld. e salvar a tela.





Dica! Para mais detalhes sobre cancelamento de saldo de pedidos, confira o artigo: 

  • Como cancelo o saldo de um Pedido de Compra? 




 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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