Por vezes, algumas parcelas de um título a pagar podem não ser mais executadas. Neste caso, existem duas situações possíveis.
Podem ser excluídas as parcelas que não serão mais necessárias ou pode ainda ser realizada baixa por cancelamento nelas, caso haja baixas posteriores à parcela que se deseja excluir.
Este artigo traz o passo a passo de como realizar estas operações.
Pré-requisito
O usuário que irá realizar a exclusão das parcelas deverá ter acesso no módulo Contas a pagar através das ações de tela: 1604, 1605 e 1607;
O usuário que irá realizar a baixa de cancelamento deverá ter acesso no módulo Contas a pagar através das ações 1256, 1261 e 1375 (em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do usuário).
Passo a passo
Passo a passo para excluir parcelas restantes de título a pagar
- Acessar Financeiro / Contas a Pagar / Títulos, insira o número do título e clique em Consultar;
- Na aba "Parcelas" será possível identificar o fluxo de pagamento do título. Neste exemplo, as primeiras três parcelas estão baixadas (Situação PG) e as demais não serão baixadas, ou seja, deseja-se excluir. Sendo assim, é só clicar na lixeira ao lado das parcelas não pagas para excluí-las;
- Ao excluir as parcelas em aberto, o sistema atualizará automaticamente o valor do título, e o histórico de que elas existiam é perdido.
Passo a passo para cancelar parcelas de título a pagar com baixas posteriores
1. Acessar Financeiro / Contas a Pagar / Títulos, insira o número do título e clique em Consultar;
2. Na aba "Parcelas" será possível identificar o fluxo de pagamento do título. Neste exemplo, as parcelas 3 e 4 estão baixadas (Situação PG) e as demais não serão baixadas;
3. O sistema não permitirá excluir as parcelas 1 e 2, pois poderia impactar no saldo das parcelas que já estão pagas.
Então, para que estas parcelas não apareçam como "em aberto" será necessário ir em: Financeiro / Contas a Pagar / Baixas / Inclusão para efetuar a baixa por Cancelamento nestas parcelas, de modo que fiquem com o status de pagas, mas sem movimentar o financeiro:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!