A Escrituração Fiscal Digital – EFD- ICMS/IPI é parte integrante do projeto SPED e busca promover a integração dos fiscos federal, estaduais, Distrito Federal e dos Órgãos de Controle.
A geração deste arquivo digital tem periodicidade mensal e é obrigatória, pois contém todas as informações fiscais referentes aos períodos de apuração do(s) imposto(s) (ICMS e IPI).
A omissão ou inexatidão de informações poderá acarretar penalidades e na obrigatoriedade de ajustar e reapresentar o arquivo atualizado, de acordo com as disposições previstas na legislação tributária vigente.
No Sienge, o não preenchimento ou preenchimento inadequado de informações ao gerar o arquivo pode acarretar diversos erros na validação do arquivo em órgãos reguladores.
Pré-requisito
- Ter adquirido o módulo fiscal;
- Ter gerado a apuração de ICMS para o período;
-Ter as configurações e parametrizações fiscais praticadas conforme manual do sistema de obrigações fiscais;
- Ter gerado o arquivo de Sped ICMS e IPI através do Sienge.
Passo a passo
Passo 1- Ao validar o arquivo gerado no SIENGE no validador do SPED ICMS/ IPI e se deparar como erro a seguir:
Passo 2- Com a orientação do contador da empresa, vá no cadastro da Empresa em questão, em:
Apoio / Empresas / Cadastros, na aba cadastro, conforme exemplo a seguir configure a IE:
Atenção! Recomendamos que as informações sejam digitas e não copiadas de um local para o outo para minimizar erros por causa de caracteres especiais que podem ser levados na copia de informações. Além disso, cuidado com o espaço no inicio ou ao final da numeração inserida no campo de IE.
Passo 3- Vá no cadastro da Filial fiscal em:
Apoio / Fiscal / Filiais e configure a mesma IE da empresa em questão no campo em destaque a seguir
Atenção! Após ambos os cadastros devidamente configurados, refaça o processo de geração do arquivo EFD no Sienge e valide novamente seu arquivo.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!