Parcela com baixa total aparece com Saldo Atual negativo

 

Este artigo vai explicar o motivo do surgimento de um Saldo Atual negativo em parcelas que já tenham baixa total, e também mostrar um passo a passo de como resolver esse problema e como evitar que isso aconteça novamente.

Pré-requisito 


É necessário ter autorização a Auditoria do Sistema (Segurança > Administração > Auditoria do Sistema).

Para liberar essa autorização precisa ir em Segurança > Autorizações > Usuários > Ações do Usuário, e liberar a ação com código 340 "SEG - Administração - Consulta de auditorias - Consultar".

Caso não consiga essa liberação, basta solicitar que o Administrador da empresa tire a auditoria.

 

Passo a passo  


Se ao gerar um Extrato do Cliente modelo III, a coluna de Saldo Atual aparecer conforme print abaixo, existem alguns passos que devem ser seguidos para entender e corrigir o que aconteceu.



É preciso verificar qual o indexador usado, no próprio Extrato do Cliente vai conter essa informação, na coluna "Indexador". E em Apoio > Indexadores > Cadastros, é possível consultar qual o código desse indexador, no exemplo abaixo, o código é 340.



Após isso, será necessário acessar Segurança > Administração > Auditoria do Sistema, na parte de Parâmetros Avançados, o campo "Entidade" seleciona a opção ECADINDEXHIST, o campo "Campo" seleciona a opção "CDINDEXADOR", no campo "Conteúdo" coloca o código do indexador, e no campo Período, colocar uma data bem longa até o dia atual.



Após gerar a Auditoria, basta apertar CTRL + F e consultar o número do título que sofreu o Saldo Atual negativo, no exemplo é o título 6198, se aparecerem atualizações conforme as do print abaixo, é porque foram feitas alterações manuais em valores de indexadores já cadastrados.



Ainda no CTRL + F, se consultar CDINDEXADOR + o código do indexador, irão aparecer as alterações que foram feitas em valores já cadastrados.



A partir do momento que uma parcela já teve baixa com uma determinada data cálculo, não é mais recomendado que haja alterações nesse valor de indexador utilizado, pois mesmo que a parcela já tenha baixa total, o sistema continua calculando a correção monetária, e acaba considerando que a correção monetária daquela baixa estava incompleta devido a esse novo cálculo feito com o novo valor de indexador.


Quando é feita a alteração de um valor de indexador que já foi utilizado para baixa de alguma parcela, irá aparecer a seguinte mensagem na tela, já explicando que essa situação pode ocorrer.



Para solucionar esse Saldo Atual negativo, vai ser necessário realizar uma baixa com Tipo de Baixa "Cancelamento" desse valor, para que o Saldo Atual volte a ficar zerado. 




Dica! Fazer uma orientação a todos os Colaboradores da empresa que tenham acesso a alteração de valores de indexador sobre essa questão, para que não alterem valores de indexadores que já estejam sendo utilizados em títulos no Contas a Receber.

Dica! Em Segurança/ Administração/ Parâmetros tem o código 26- Permitir a alteração de indexadores, mesmo que existam parcelas com baixas. Caso esteja como "Não" e tentar alterar o valor do indexador que foi utilizado em baixas, apresentará a mensagem impedindo a alteração. Isso trará mais segurança para que não ocorram alterações indevidas no valor do indexador, e caso de fato precise alterar, deverá alterar o parâmetro para "Sim":

Mensagem de impedimento:

Informação

Existem baixas realizadas com indexadores com datas iguais ou posteriores a informada (XX/XX/XXXX). Operação não pode ser realizada.


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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