Este artigo trará o passo a passo de algumas validações a serem realizadas, quando o lote de pagamento escritural não aparece na tela de Autorização de Pagamento (do pagamento escritural).
Pré-requisito
O usuário precisa estar configurado na alçada de autorização em: Segurança / Autorizações / Usuários / Financeiro. Para configurar a Alçada de Pagamento Escritural, acesse o artigo Como configurar alçada para autorização de lote de pagamento escritural.
Possuir as seguintes autorizações de tela: 1856 e 1857 em: Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário.
Passo a passo
1. Primeiramente será necessário verificar se o lote tem pendência de autorização ou se já foi autorizado. Para realizar esta consulta, acesse: Financeiro / Contas a Pagar / Pagamento Escritural / Relatórios / Relatório de Autorizações Pendentes. Preencha a conta corrente e o número do lote;
Neste exemplo, na última coluna do relatório, é possível identificar que existe a última autorização pendente, neste caso, o lote precisa estar disponível na tela de Autorização de Pagamento.
Dica! Caso o sistema apresente a mensagem de não haver registros, precisará validar, as autorizações no que está apropriado dentro do título a pagar (empresa, centro de custo e obra), conforme aponta este artigo: Por que não consigo visualizar um título na consulta de títulos?
2. Além das autorizações descritas acima, é necessário validar uma autorização específica para o Pagamento Escritural, quando o título possui Apropriação por Departamento;
Acesse: Segurança / Autorizações / Usuários / Departamentos. Filtre pelo o nome do usuário inserido na alçada de pagamento, o código do departamento apropriado no título e a função 5.
Clique em Consultar, posteriormente marque a flag de autorizado e salve no final da tela;
3. Caso o parâmetro 755 esteja configurado para "Sim" é interessante verificar se o usuário que autoriza o lote tem autorização na conta corrente, no caminho: Segurança / Autorizações / Usuários / Financeiro, é possível verificar essas autorizações.
Atenção! Se o parâmetro estiver configurado para "somente perfis", será necessário validar as autorizações do usuário em seu perfil.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!