Como puxar as informações para o registro F200 da EFD Contribuições?

A EFD Contribuições é uma Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS. Essa é uma obrigação acessória que foi instituída através da Instrução Normativa RFB nº 1.052 de 5 de julho de 2010. 


O cadastro de informações da EFD é praticado através de diversos Registro, nesse artigo será tratado como deve ocorrer o cadastro das informações para puxar corretamente no registro F200 - que é o responsável pelas Operações da Atividade Imobiliária - Unidade Imobiliária Vendida. 


Pré-requisito

  • Ter os cadastros básico praticado corretamente (empresa, cliente, documentos...);
  • Ter adquirido o módulo de obrigações fiscais, estar com o mesmo devidamente configurado;
  • Ter cadastrado a aba "Informações Fiscais", a partir dos títulos do sistema de contas a receber, com informações dos Registros F200 (Operações imobiliárias) e um contrato vinculado ao mesmo; 
  • Ter o parâmetro 1109 devidamente registrado, em: Segurança / Administração / Parâmetro. 

 

Passo a passo   


Quando acessar o relatório em: Contabilidade/Fiscal / Obrigações Fiscais / Relatórios / Acompanhamento do EFD Contribuições e um determinado título estiver com as informações fiscais completas puxando na EFD contribuições, mas não for para o registro F200, conforme imagem ilustrativa do relatório a seguir: 


Atenção! Além das informações completas na aba de informações fiscais do título, para gerar a EFD com o registro F200, deverá constar as informações da aba "unidades" do título em questão. 


Passo 1 Vá no título em questão (Financeiro / Contas a Receber / Títulos), na aba "Unidades" e verifique se tem unidades cadastradas, conforme imagem a seguir: 



Passo 2 - Caso não tenha conforme ilustração acima, será necessário cadastrar, mas antes, para que não perca a comunicação com as informações fiscais, vá na aba de informações fiscais do título em questão e exclua as informações fiscais conforme indicação a seguir:



Passo 3Depois retorne na aba de unidades e cadastre a unidade conforme sua necessidade, clicando em adicionar, preenchendo as informações e salvando as mesmas no botão salvar conforme ilustração a seguir:



Atenção! A unidade adicionada terá que ser a mesma cadastrada no contrato do cliente.


Passo 4 - Vá na aba "Informações Fiscais" do título e salve novamente.


Passo 5 - Gere a EFD contribuições novamente em: Contabilidade/Fiscal / Obrigações Fiscais / SPED / EFD Contribuições



Atenção! Apenas incluir a unidade sem seguir o passo a passo acima, poderá interferir na comunicação fiscal da EFD, portanto o passo a passo é imprescindível.




 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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