A alocação de parcela é uma forma de agrupamento. Ao cadastrar um contrato através do
módulo Comercial, define-se o portador, que pode ser um banco, por exemplo. Este filtro de
Portador será utilizado quando enviar as parcelas para cobrança escritural, ou quiser filtrar algum
relatório por banco.
Nos títulos cadastrados pelo Contas a Receber é possível definir o portador de forma manual em
cada parcela, ou através da função de Alocações de Parcelas, esta opção permite alocar parcelas
para um determinado portador de forma mais fácil.
Pré-requisito
Acesso a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Outras Funções / Alocação de Parcelas
Acesso a rotina: Segurança / Administração/ Parâmetros
Ações 1686, 1678, 5598 autorizadas em: Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário
1. Acessar a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Outras Funções / Alocação de Parcelas
2. Parâmetros de consulta:
Empresa: Empresa dos títulos das parcelas que deseja realizar alocação de portador.
Vencimento: Período de vencimento das parcelas que deseja realizar alocação de portador.
Portador atual: Portador atual das parcelas que deseja realizar alocação de portador.
Operação de cobrança atual: Operação de cobrança atual das parcelas que deseja realizar alocação de portador.
Empreendimento: Empreendimento associado aos títulos das parcelas que deseja realizar alocação de portador.
Contrato: Contrato das parcelas que deseja realizar alocação de portador.
Título: Título das parcelas que deseja realizar alocação de portador.
Cliente: Cliente dos títulos das parcelas que deseja realizar alocação de portador.
Correção até: Data final para correção das parcelas. O sistema irá calcular a correção devido à variação do indexador associado às parcelas e os eventuais juros contratuais existentes até esta data.
Selecionar:
Todas as parcelas: Selecione esta opção para que sejam consideradas todas as parcelas (recebidas (baixadas) e em aberto) para realizar a alocação de portador.
Somente em aberto: Selecione esta opção para que sejam consideradas apenas as parcelas em aberto para realizar a alocação de portador.
Somente com baixas: Selecione esta opção para que sejam consideradas apenas as parcelas baixadas para realizar a alocação de portador.
Incluir parcelas de resíduo: Marque esta opção para que sejam consideradas também as parcelas referentes aos resíduos para realizar a alocação de portador.
3. Clique no botão Consultar para que sejam apresentadas as parcelas conforme os parâmetros de consulta informados.
Sel.: Marque esta opção para selecionar a parcela que deseja alocar portador.
Emp.: Empresa associada ao título da parcela apresentada.
Título/Parcela: Número do título e da parcela apresentada.
TC: Tipo de condição da parcela apresentada.
Cliente: Cliente do título da parcela apresentada.
Vencto: Data de vencimento da parcela apresentada.
Vlr. original: Valor original da parcela apresentada.
Vlr. corrigido: Valor corrigido da parcela apresentada.
Portador atual: Portador atual da parcela apresentada.
Op. cobrança atual: Operação de cobrança atual da parcela apresentada.
Clique no botão Marcar todos para selecionar todas as parcelas apresentadas e o botão Desmarcar todos para desmarcar todas as parcelas apresentadas.
4. Informações para alocação de parcelas:
Portador destino: Portador para quais as parcelas serão alocadas.
Operação de cobrança destino: Operação de cobrança para quais as parcelas serão alocadas.
Clique no botão Salvar para confirmar a alocação das parcelas.
Dica! O portador padrão do sistema é definido no parâmetro 53. Se não for alterado, o padrão
será o portador Carteira, que é utilizado quando as parcelas associadas a ele serão pagas ou
recebidas na empresa, sem a necessidade de interação com bancos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!