Diante de algumas configurações realizadas no Sienge, o campo "Documento" na tela de cadastro do título, fica desativada para o usuário realizar alterações, neste artigo iremos exemplificar alguns dos motivos para isso ocorrer.
Pré-requisito
Possuir as seguintes autorizações de tela: 927, 928, 931, 1604, 1607 e 1608.
Passo a passo
acesse: Financeiro > Contas a Pagar > Consultas > Títulos.
1.1 Para verificar vínculo em Lote de Pagamento Escritural, acesse na tela de consulta à aba "Titulo a Pagar", verifique o campo "Parcelas", caso o símbolo do cifrão esteja verde, significa que o título está vinculado a um lote, clique aqui para ver o passo a passo em como consultar os dados do lote do título a pagar. Após identificar em qual lote o título está, será necessário desvincular, conforme aponta este artigo: Como realizar o cancelamento de lote de pagamento escritural.
2. Caso o título ainda esteja com o campo "Documento" indisponível para edição, verifique no cadastro do documento utilizado, se ele está configurado para respeitar o parâmetro 46 ou 1108 em seu cadastro. Acesse: Apoio > Documentos. Insira o nome ou código do documento utilizado no título e verifique estas flags:
- Bloquear data de vencimento conforme parâmetro 046.
- Permitir somente data de vencimento dentro do período definido no parâmetro 1108.
Estes parâmetros controlam a data de vencimento dos títulos em relação a sua data de cadastro no Sienge. Quando o documento possui alguma destas flags marcadas, o usuário administrador consegue modificar o documento do título ou o usuário comum que possui uma autorização específica na empresa do cadastro do título conseguirá realizar esta modificação.
Através do menu Segurança > Autorizações > Usuários > Empresas, pesquise pelo código da empresa do título, o usuário que irá realizar a modificação do documento e pela função 3, caso o documento do título esteja respeitando o parâmetro 46. Se estiver respeitando o parâmetro 1108, a função a ser liberada será a 6. Conforme os exemplos abaixo:
3. Outra configuração no Sienge que impacta na alteração de documento em título a pagar, se refere à parametrização do parâmetro 827, em Segurança > Administração > Parâmetros. Quando configurado para sim, ele permite a alteração dos documentos de títulos de origem diferente do Contas a Pagar, desde que tenham guia de impostos gerada.
4. Por fim, após estas validações, precisará verificar a origem do título a pagar. Esta informação fica no campo "Informações de Controle" no final da tela de cadastro do título (Financeiro > Contas a Pagar > Títulos). Caso a origem seja diferente do Contas a Pagar, precisará ir no módulo de origem para modificar o documento do título.
Atenção! Quando o parâmetro 46 estiver configurado para "Intervalo por empresa" em: Segurança > Administração > Parâmetros, o sistema não irá permitir que o documento seja alterado, se o título já estiver com a data vencida, mesmo usuario administradores do sistema.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!