Como posso verificar a alteração de uma autorização de obra de um usuário, gerando uma auditoria?

Um usuário possuía autorização em uma determinada função em uma obra e agora não possui mais? Este artigo tem o objetivo de mostrar como pode ser gerada uma auditoria do sistema que mostre estas informações e alterações realizadas.


Pré-requisito  

Para que o usuário consiga executar o auditoria, o mesmo deverá estar autorizado no Módulo Segurança - ação 340 (Acessar: Segurança > Autorizações > Usuários > Ações do Usuário).   

 


Passo a passo   

  1. Acessar:  Segurança > Administração > Auditoria do sistema;
  2. Preencher o filtro "Período" de acordo com a realidade da data que está investigando;

    Dica! Caso não tenha uma ideia de quando ocorreu essa alteração, pode ser preenchido o início do ano presente até o dia atual. E caso não encontre resultados, testar períodos mais antigos, por exemplo o ano anterior.
       
  3.  Expandir o item "Parâmetros avançados" e nos campos Entidade e Campo escolha a opção "Mensagem"; 
  4.  No campo Conteúdo, escrever: %O usuário #5Nomedousuário#5 foi desautorizados na obra #5XXXX#5 na função #5AA#5%:
    Onde, no texto acima, deve ser alterado "Nomedousuário" para o nome do usuário no Sienge, os demais "XXXX" pelo código da obra e "AA" o número da função que deseja verificar.

    Exemplo: Quero visualizar uma auditoria para verificar quem removeu a função 12 da obra 2 do usuário 2154:

    %O usuário #52154#5 foi desautorizados na obra #52#5 na função #512#5%
  5. Clicar em visualizar para gerar a auditoria.

    É possível observar que a auditoria traz o nome do usuário que realizou a ação de remover a autorização e também a data e horário de quando ocorreu o processo.

    É possível verificar também a mensagem informando que ocorreu essa ação também, no campo "Descrição".

 


Atenção!  Caso tenha gerado a auditoria pesquisando por todas as datas e não obteve resultado nenhum, significa que este usuário que está sendo filtrado não foi desautorizado na função da obra informada, seria preciso revisar os filtros e tentar novamente. 


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.