O que significa "data base" e "data cálculo" para o contas a receber?


Está emitindo um relatório de extrato do cliente, mas está com dúvidas sobre a correção monetária das parcelas, e o significado das colunas "data base" e "data cálculo". Vejas as orientações abaixo! 

 

Passo a passo 


Data Base do indexador informado para início da correção das parcelas. A partir da data base e com o indexador atualizado é que será corrigida toda e qualquer parcela em todos os relatórios e principalmente no registro de recebimento (baixa).


Data cálculo é baseada na data de correção ou na data de vencimento de parcela, isso depende do parâmetro 480 (segurança > administração > parâmetros).



Onde, se estiver selecionado "Data de correção" o sistema irá corrigir até a data selecionada no campo "correção até" tanto para emitir relatórios, quando para realização de baixas, considerando a retroatividade do indexador.




Mas caso esteja selecionado "Data de vencimento" o sistema utilizará como data cálculo, a data

de vencimento da parcela, considerando também a retroatividade do indexador.



Atenção! A data cálculo ainda tem a influência da flag 'Corrigir o valor da parcela até o vencimento', na emissão de relatórios, então se puxar a data de correção com uma data posterior a data de vencimento da parcela, ainda assim o sistema vai corrigir apenas até o vencimento.




Desta forma, o sistema calcula a correção monetária que a parcela sofreu a partir da data base até a data cálculo.


Como no exemplo do relatório acima, o sistema vai corrigir a parcela que está sendo exibida utilizando a variação monetária entre a data base que é 01/07/2022 até a data cálculo que é 01/09/2022.


Dica! Caso tenha dúvidas sobre como realizar o cálculo de correção monetária, poderá acessar ao artigo: Como realizar o cálculo de correção monetária da parcela?


Nota! Por padrão do sistema a data base é a data de emissão do contrato menos a retroatividade do indexado. Portanto se o indexador do contrato foi cadastrado no sistema com retroatividade -2, e o contrato é emitido no mês de novembro, a data base será no mês de setembro.

Nota! Caso o indexador cadastrado no contrato, não tenha valor preenchido na data cálculo para correção, baseado na retroatividade, o sistema irá puxar o último valor preenchido.



Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.