O que é a cobrança escritural?

 

A Cobrança Escritural agiliza a troca de informações de parcelas de títulos a receber entre a empresa e bancos responsáveis pela cobrança. 


A troca dessas informações é realizada por meio de arquivos chamados "remessa" e "retorno" . 


Antes de iniciar este processo de cobrança escritural, deve-se configurar os parâmetros da conta corrente. 


Passo a passo


1) A conta corrente deve estar previamente cadastrada no módulo Apoio > Contas Correntes > Cadastros, caso não saiba como cadastrar uma conta corrente, veja no artigo: Cadastro de uma nova conta corrente e seus tipos



2) Após realização de configuração da conta corrente, poderá realizar a configuração da cobrança escritural. 


3) A configuração da cobrança escritural, depende primeiramente do contato com o seu banco, para verificar o funcionamento, as características e o layout da cobrança escritural que será utilizado. A escolha do layout varia de acordo com o tipo de cobrança firmado entre você e banco.


4) Com a configuração da cobrança escritural efetivada com sucesso, posteriormente as validações junto ao banco poderá dar início ao processo de gerar boletos no sistema.




5) Caso tenha dúvidas sobre como gerar boletos no Sienge, veja o artigo: Como gerar boletos no Sienge?  


Nota! Sobre os arquivos que devem ser trocados com o banco: Primeiro você seleciona as parcelas que devem ser cobradas pelo banco e as envia por meio do arquivo remessa. 

Assim que os seus clientes realizarem o pagamento do boleto, o banco responde à sua empresa com o arquivo retorno. Com este arquivo você fará as baixas das parcelas no Sienge. 


Atenção! Caso o layout que sua empresa utiliza não esteja implementado no sistema, será necessário entrar em contato com o parceiro responsável, para que seja realizada a configuração.  


  

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.