Pré-requisito
Primeiramente é preciso saber que temos os seguintes parâmetros, em Segurança/Administração/ Parâmetros:
Parâmetro 133: Indica o tipo do seguro utilizado no cálculo do valor do seguro. Se o valor do campo for "Valor fixo" será calculado sobre um valor fixo informado para cada contrato. Se o valor do campo for "Sobre o saldo devedor" o valor do seguro será calculado sobre o saldo devedor do contrato.
Parâmetro 670: Indique "Saldo devedor atual" para que o cálculo de seguros seja realizado sobre o saldo devedor atual do título. Indique "Valor Presente" para que o SIENGE faça o cálculo do valor presente sobre o saldo devedor do título e após isso calcule o seguro.
Passo a passo
1.No cadastro do contrato/título na aba "Acréscimos & seguros" se estiver cadastrado para Cobrar Seguro como "Valor fixo", o sistema acrescentará este valor fixo em cada parcela que for gerado o boleto.
2. Se no cadastro do contrato/título na aba "Acréscimo & Seguros" estiver cadastrado para cobrar seguro "Sobre o saldo Devedor", o sistema irá verificar o parâmetro 670.
2.1. Se o parâmetro estiver como Saldo devedor atual, ao gerar o boleto, no campo "Percentual do seguro" será informado um percentual, este será calculado sobre o saldo devedor atual do título.
Ao emitir por exemplo o RELATÓRIO DE EXTRATO DE SALDO DEVEDOR PRESENTE deverá desmarcar a flag " Calcular valor presente" para obter este valor e assim, realizar o seguinte cálculo:
(Saldo devedor atual do título * % do seguro) + valor da parcela
Ao emitir por exemplo o RELATÓRIO DE EXTRATO DE SALDO DEVEDOR PRESENTE deverá marcar a flag " Calcular valor presente" para obter este valor e assim, realizar o seguinte cálculo:
(Saldo devedor presente do título * % do seguro) + valor da parcela
Atenção! Para levar o valor do seguro nos relatórios do contas a receber e na baixa, é preciso que tenha gerado o arquivo de remessa com a informação do seguro nos boletos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!