O sistema não conta com uma função específica para cancelamento de boleto.
Sendo assim, caso precisa que uma remessa gerada no Sienge seja cancelada, primeiro precisa ser feito o contato com o banco e fazer a solicitação diretamente, ou pedir que o registro do boletos não seja efetivado, caso ele já tenha sido enviado ao banco.
Após solicitar ao banco o cancelamento da remessa, poderá seguir o passo a passo abaixo para liberação das parcelas no Sienge.
Passo a passo
Nesse caso, como o sistema não possui função de cancelar a remessa, uma opção para a parcela voltar a ficar liberada é processar em situação de parcelas.
Assim deve acessar Financeiro > Contas a receber > Cobrança escritural > Situação de parcelas, adicionar os parâmetros de consulta para localizar as parcelas e marcar as flags nas parcelas que deseja processar.
Após fazer a marcação, deve salvar, desta maneira as parcelas ficam aptas para que sejam geradas novas remessas, mesmo que futuramente.
Outra possibilidade, que de fato excluiria o "nosso número" das parcelas, assim cancelando a identificação delas junto ao banco, é realizando um reparcelamento, essa opção irá mudar o número das parcelas e serão geradas novas. Caso não saiba como reparcelar um título, pode verificar no artigo: Como realizar um reparcelamento?
O último recurso, caso ache necessário é reemitir o contrato de venda.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!