Precisa cadastrar imposto no título do contas a receber, mas não sabe como proceder, assim poderá seguir as orientações abaixo.
Pré-requisito
O imposto precisa estar previamente cadastrado no sistema em Apoio > Impostos > Cadastros > Novo, caso tenha dúvidas sobre como cadastrar imposto, poderá acessar o artigo: Como cadastrar impostos?
Passo a passo
Os impostos são os tributos federais, estaduais ou municipais vinculados a fato gerador do título a receber. Esta opção permite consultar, incluir, alterar e excluir impostos retidos e/ou destacados no título.
1- O primeiro passo é que o título no contas a receber já esteja com o cadastro completo, assim poderá ir na tela de impostos e preencher as informações pertinentes.
1.1- Assim, primeiro tem o campo para preencher impostos retidos, caso seja esse o tipo deve clicar no campo "adicionar" para preencher os campos necessários.
Preencherá o imposto retido no título, se o imposto for municipal deverá selecionar o Município (este também deve estar previamente cadastrado no Sienge), e os campos incidência, alíquota e valor do imposto também estarão disponíveis para preenchimento, finalizando poderá salvar.
Atenção! Os impostos cadastrados como retidos efetivam a retenção na primeira baixa do título de contas a receber. Mas se a origem do título for do módulo Locações, a retenção ocorrerá em todas as parcelas, pois a alíquota será sobre o valor de cada parcela da locação.
2- Logo abaixo, tem a opção de descrever os impostos destacados, se for o caso, as informações a serem descritas são iguais as dos impostos retidos.
3- Caso esteja ocorrendo processo administrativo ou judicial, relacionados ao não pagamento dos impostos, o sistema também exibe o campo para preencher informações de processos, como o número do processo e o valor.
Atenção! O cadastro de imposto no título do Contas a Receber não gera títulos para pagamento de impostos.
Nota! O imposto retido vai ser cobrado automaticamente do cliente na primeira baixa (exceto título de locação que ocorre em todas as parcelas. Enquanto o imposto destacado é a empresa responsável pelo pagamento, sendo assim, no contas a receber ele é apenas informativo, para registro e baixa do pagamento é necessário gerar um título avulso no contas a pagar.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!