O que é o fluxo de Pré-Faturamento?

O Faturamento Direto permite um controle melhor dos contratos sempre que uma terceira ou quarta parte é envolvida no contrato principal.

Em algumas situações é indicado usar o fluxo de pré-faturamento, que cria uma série de regras e comportamentos diferentes no processo de Faturamento Direto no sistema.



Atenção! Somente ative o parâmetro de pré-faturamento depois de zerar todos os faturamentos diretos de pedido vinculados. Como o sistema altera completamente o controle, afetando inclusive abas no cadastro de pedido e nota, não tem como trabalhar com os dois processos ao mesmo tempo. Não é recomendado que o parâmetro seja alterado diversas vezes.



O Fluxo de Pré-Faturamento é ativado através do Parâmetro 857, em Segurança > Administração > Parâmetros.  

Com o parâmetro 857 ativo na base da empresa, o sistema altera o comportamento quanto à vínculos de faturamento direto com algumas regras específicas: 

 

Esse Fluxo de Pré-Faturamento foi estruturado com base na configuração da flag Controle de Faturamento Direto por Desconto na Medição (localizado na aba ''Faturamento Direto'' dentro do contrato).  


 

Dessa forma o fluxo de Pré-Faturamento Direto se aplica somente a contratos que estejam configurados para que o faturamento direto seja por desconto na medição, ou seja, a flag ‘‘Controle de Faturamento Direto por Desconto na Medição‘‘ precisa estar marcada no cadastro do contrato; 


- Ao cadastrar um pedido será obrigatório informar um contrato para o vínculo ou informar que este pedido não é de faturamento;
 

 
 

- Ao informar um Contrato, o sistema não gera título de previsão financeira para o pedido de compra;  

  

- Ao informar um Contrato, o sistema não realiza o vínculo para desconto em uma medição, isso ocorrerá somente quando a nota fiscal for cadastrada;  

  

- Ao cadastrar a nota o sistema verifica que há essa informação no Pedido e já preenche as informações na aba Faturamento Direto da nota automaticamente; 

  

- A exclusão da nota é bloqueada. Somente depois de excluir primeiro os insumos da nota fiscal e excluir o vínculo na aba ‘’Faturamento Direto’’ será possível excluir a nota em si. A exclusão deve ocorrer exatamente nessa ordem, Insumos e depois o vínculo de Faturamento Direto.

- O relatório Acompanhamento de Faturamento Diretoem Suprimentos > Compras > Relatórios > Pedidos, serve para acompanhar os pedidos de compra e notas fiscais com seus respectivos vínculos com o contrato e medições. Este relatório somente pode ser emitido quando o fluxo estiver ativo.  




Nota!  Em Pré-Faturamento, quando ocorre de vincular no pedido um contrato que não possui configuração para o faturamento direto ser por desconto na medição e este pedido é atendido por uma Nota Fiscal, o mesmo contrato não é puxado automaticamente para a aba faturamento direto da nota. Neste caso, é necessário realizar o vínculo de faturamento direto manualmente. 


Esperamos que o artigo tenha te ajudado!


 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.