Ao gerar o relatório de inconsistências podem ocorrer as mais diversas inconsistências de lançamentos contábeis. Nesse artigo será enfatizado as inconsistências por Imposto/empresa.
Essas inconsistências podem ocorrer devido a falta de associação das contas contábeis nas informações referente ao título ou movimentações em questão.
Pré-requisito
Ter os cadastros básicos no Sienge como: Empresa, Centro de Custo, Documentos, conta corrente, cliente, credor, impostos, Plano financeiro, plano de contas contábeis, uma movimentação que gere integração do financeiro com a contabilidade e utilizar a ferramenta para gerar lançamentos localizado em: Contabilidade/Fiscal / Integração Contábil / Geração de Lançamentos.
Passo a passo
Passo 1 - Após integrar os lançamentos do financeiro ao se deparar com a inconsistência "Imposto ****** sem conta contábil" sendo separados como contas a receber e contas a pagar, conforme imagem a seguir:
Nota! A própria mensagem indica qual informação está sem conta contábil. Sendo assim, as informações do título, apresenta o imposto e se o imposto retido é referente a um título a receber ou a pagar, desse modo, será necessário realizar a associação "por imposto/empresa" localizado em: Contabilidade/Fiscal / Apoio / Integração Contábil / Associações Contábeis / Por Imposto/Empresa.
Passo 2 - Com base na inconsistência apresentada no relatório no caminho supramencionado será necessário incluir as informações do imposto e consultar conforme imagem a seguir:
Passo 3 - Após consultar as informações deve-se abrir para edição clicando no ícone do lápis conforme indicado na imagem acima.
Passo 4 - Em seguida deve preencher a conta contábil para os casos de retenção de CP (Contas a Pagar) e retenção de CR (Contas a Receber). Após o preenchimento deve clicar em "Confirmar" e "Salvar" para que a informação seja fixada e solucione a inconsistência em questão, conforme imagem a seguir:
Atenção! As contas contábeis dos relatórios apresentados na contabilidade serão definidas de acordo com suas associações.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!