Como cadastrar os códigos de barras dos insumos?

Ao cadastrar um insumo pode-se informar também os seus códigos de barras, podendo informar o código de cada detalhe, cada marca e da combinação entre detalhes e marcas. Caso não tenha o código em si, podem ser criados códigos específicos para uso no sistema.

Esse código de barras poderá ser utilizado no cadastro de Solicitações de Compra e Movimentos de Estoque, para localizar mais facilmente os insumos, ou até mesmo utilizar importações, no caso das movimentações de estoque.


 

Passo a passo 

  1. Acesse a tela em:  Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Cadastros.
  2. Edite o insumo e acesse a aba "CÓDIGOS DE BARRAS".

  3. Em seguida, selecione o botão "adicionar" e informe a combinação de dados para o registro do código de barra, podendo ser para o insumo com e sem detalhes e/ou marcas (eles devem estar previamente cadastrados no insumo, para isso pode-se verificar os artigos Como cadastrar detalhes de insumo? e Como cadastrar as marcas de insumos?)

  4. Após a inserção das informações, selecione o botão "CONFIRMAR" para que as informações sejam inseridas, e "SALVAR" para que as informações sejam validadas pelo sistema.
  5. Caso não tenha o código do produto, pode clicar no ícone vermelho ao lado do campo Código de Barras, que o sistema irá gerar o código com base nas configurações realizadas em Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Configurações de Código de Barras.




    EAN-13

    O código de barras EAN 13 é a metodologia aplicada e é utilizado para identificar o país de origem do produto, a empresa, e o produto produzido por ela.

    Este consiste em 13 dígitos, os 3 primeiros são a identificação do país de origem, seguidos pelo código da empresa fabricante e do produto por ela produzido que somam mais 9 dígitos. O 13º dígito serve para a verificação do escaneamento. 


    "Sugerir registros com base em combinações de preço"

Você irá notar a presença de um botão, que, ao ser acionado, o sistema apresenta as combinações de detalhe e marca baseadas nos preços que já foram adicionados no sistema (ver artigo Como cadastrar os preços dos insumos?). 
Desta forma, o único processo necessário é informar o código de barras manualmente, ou gerar pelo sistema ambos seguindo o padrão EAN-13.




Dica! Ao finalizar a configuração não esqueça de selecionar o botão "SALVAR" para que as configurações sejam consideradas.

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.