Para ter controle dos clientes que estão inadimplentes, e assim, poder acompanhar inclusive com emissão de relatórios, é necessário configurar.
O Sienge permite a configuração de uma régua de inadimplência, ou seja, períodos para que os títulos fiquem com situações normais, em cobrança e inadimplência.
Passo a passo
O primeiro passo é acessar Financeiro / Contas a Receber / Controle de Inadimplência / Configuração.
Na parte "Em cobrança" adicionar o número de dias a partir da data de vencimento da parcela em que a situação do título seja alterada para “Em cobrança”.
Já em "Inadimplente" colocará o número de dias a partir da data em que o título teve sua situação alterada para “Em cobrança” para que seja considerado como “Inadimplente”.
O terceiro preenchimento é "Considerar somente", que define se serão considerados dias úteis ou dias corridos para a alteração da situação da parcela.
Existem ainda duas flags que podem ser utilizadas conforme desejado, são elas:
- Alterar automaticamente a situação do título ao baixar parcelas em atraso na situação “Em cobrança”.
- Alterar automaticamente a situação do título ao baixar parcelas em atraso na situação “Inadimplente”.Além disso, deverão ser configurados os centros de custos que entrarão nessa régua de cobrança automática de inadimplência.
Bem como, as condições de pagamento que não entrarão nessa régua automática de inadimplência.
Atenção! Para que essa configuração seja válida a tarefa Controle de Títulos Inadimplentes deve estar configurado no Módulo Segurança.
Sendo assim, para concluir a configuração também deverá acessar Segurança / Administração / Agendador de Tarefas.
Nessa página, será preciso marcar as flags "TÍTULOS A RECEBER INADIMPLENTES" e "CONTROLE DE TÍTULOS INADIMPLENTES".
Basta salvar as flags mencionadas e a configuração para ter controle de clientes inadimplentes automaticamente, estará completa.
Nota! A tarefa "CONTROLE DE CLIENTES INADIMPLENTES" irá alterar a situação de todos os títulos em aberto, após um dia de vencimento, para inadimplentes. Essa tarefa não requer nenhuma outra configuração. Por esse motivo, recomendamos que ela não seja marcada.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!