O acompanhamento de correção monetária permite consultar em tela a correção monetária de cada parcela, de forma individual, de um título do contas a receber ao longo do período. Sendo possível verificar o valor original da parcela, % de variação, valor da correção e saldo devedor da parcela.
Correção Monetária: é também chamada de "atualização monetária", ou seja, um ajuste de valor feito periodicamente, por meio da variação do indexador associado as parcelas do título a receber em determinado período. O objetivo da correção monetária é compensar a perda de valor da moeda.
Nos contratos para aquisição de imóveis normalmente são adotados índices de custo ou índices de preço para correção monetária, são exemplos: INCC (Índice Nacional da Construção Civil); ICC (Índice da Construção Civil), CUB (Custo Unitário Básico), IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado); IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPC (Índice de Preços ao Consumidor), etc.
Pré-requisito
Acesso ao módulo Financeiro / Contas a Receber / Acompanhamento Correção Monetária
Segurança / Administração / Usuários / Ações do Usuário - Autorizações Cód. 3934 e 3936
Passo a passo
1. Acessar Financeiro / Contas a Receber / Outras Funções/ Acompanhamento de Correção Monetária
2. Na tela do Acompanhamento de Correção Monetária, informar o número do título e número da parcela e Consultar
O relatório será apresentado em tela e também existe a possibilidade de gerar documento para impressão, basta clica no botão Imprimir Listagem no final da página, conforme abaixo:
Atenção! Este relatório não é adequado e aconselhado para parcelas que possuem baixas parciais. Pois este relatório usa outra data de referência, diferente dos demais relatórios do Sienge, utilizando a data cálculo a data da baixa.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!