Com o arquivo de remessa de pagamento escritural gerado, é possível enviá-lo ao banco. Este ficará responsável por realizar o pagamento aos fornecedores e periodicamente retornará arquivos de retorno.
Estes arquivos de retorno permitem que a empresa verifique quais fornecedores já foram pagos, datas e valores dos pagamentos e é com estas informações que o Sienge faz a baixa nos títulos.
Neste artigo será abordado como realizar a leitura destes arquivos de retorno no Sienge.
Pré-requisito
Possuir o arquivo de retorno de um lote, enviado pelo banco.
Possuir acesso ao menu Pagamento escritural, através das ações 1918 e 1931 (em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do usuário).
Passo a passo
- Acessar: Financeiro / Contas a Pagar / Pagamento Escritural / Leitura de Arquivo Retorno;
- Preencher o Banco e clicar em Adicionar;
- Selecionar o campo "Escolher Arquivo" e adicionar o arquivo de retorno, logo após é só clicar em Consultar;
Ao realizar a consulta, o sistema irá apresentar o Resultado da leitura, com o resumo das movimentações do retorno;
O campo "Da leitura" mostra a informação enviada pelo banco. Quantos movimentos foram confirmados pelo banco e quantos foram rejeitados;
O campo "Da validação da baixa" indica quantos dos movimentos confirmados "Da leitura" o Sienge efetivamente conseguiu validar as informações para a baixa.
Mais abaixo, na tabela "Parcelas do Arquivo" o sistema mostra o Resultado da leitura por extenso e também o motivo por extenso da falha na Validação da baixa. No exemplo abaixo, as parcelas haviam sido excluídas então não teria como realizar baixa mesmo se o pagamento estivesse confirmado pelo banco.
No final da tela, haverá o botão Confirmar para confirmar as baixas dos movimentos que tiveram resultado de leitura e de validação da baixa confirmados. E o botão Visualizar para imprimir em formato de relatório o conteúdo da tabela "Parcelas do arquivo".
Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado!