Essa documentação visa esclarecer alguns pontos sobre o envio de e-mail pelo Sienge, bem como detalhar modelos de configurações que podem ser utilizados no sistema.
A documentação não é de cunho técnico. Porém, em sua leitura, apresentaremos alguns termos técnicos pertencentes a este contexto e que precisam ser detalhados. Não entraremos no detalhe técnico da tecnologia, sendo o principal objetivo o de possibilitar a compreensão de falhas, problemas e como contorná-los em alguns casos.
O que precisamos para enviar e-mail?
Do ponto de vista do Sienge, precisamos apenas de um e-mail valido: esse e-mail pode ser público (gmail.com) ou privado (meudominio.com.br). Tendo um e-mail válido, conseguimos utilizá-lo no Sienge.
Como consigo validar se o e-mail foi enviado?
Se você estiver utilizando o seu próprio provedor como solução de envio, pode avaliar nos logs de seu ambiente se a mensagem foi entregue ao destinatário; ou avaliar qual o status no momento.
O Sienge ainda não disponibiliza uma API para consulta da entrega de e-mail. Nesses casos, recomendamos a abertura de um chamado junto ao suporte, informando algumas características, como apresentado abaixo:
Assunto: Problemas com e-mail
Remetente:
Destinatário:
Data envio:
Hora envio:
As informações detalhadas acima são necessárias para que o e-mail possa ser rastreado.
Não estou recebendo e-mails: meu e-mail está na blacklist?
Blacklist é uma lista de e-mails, domínios ou endereços IP, categorizados como fontes de spam. Geralmente, utiliza-se este recurso (blacklist) para bloquear os e-mails suspeitos de serem spam, no servidor de e-mails.
A análise que destina alguns e-mails à blacklist, impedindo sua entrega ao destinatário, é baseada no status que o provedor de destino retorna: o servidor de destino é quem realiza essa classificação. Mesmo que as configurações de e-mail estejam corretas, seguindo as boas práticas, existem fatores externos que podem ocasionar a falha no envio. Esses fatores podem ser, por exemplo: caixa de e-mail inexistente, caixa de e-mail cheia, bloqueio de anexos e outros. Todos esses fatores são de responsabilidade do destinatário.
A catalogação de endereços de blacklist ocorre uma vez por semana. Como mencionado acima, os dados atualizados são baseados nos dados entregues pelo nosso provedor. O e-mail pode entrar na lista por alguns fatores, como: e-mail invalido, falha por diversas vezes em receber, caixa de entrada cheia, bloqueio de recebimento externo, problemas com o provedor de destino, ausência do SPF ou uso do DMARC.
Caso o cliente identifique a não entrega de um e-mail, o bloqueio em blacklist pode ser a causa do problema. Nestes casos, recomendamos a abertura de um chamado junto ao suporte, com o detalhamento abaixo. Com essas informações, podemos entender o caso e resolver o problema, ou apoiar em questões na quais o problema não é apenas a presença na BlackList.
Dados a para abertura do ticket:
Assunto: Problemas com e-mail
Remetente:
Destinatário:
Data envio:
Hora envio: